Leia o trecho a seguir:
“A autora afirma que ocorre uma banalização do potencial político da diferença quando essa redução conceitual se efetiva, e o Estado acaba não se comprometendo com as mudanças políticas sociais, inclusive nas formações dos professores, comprometendo-se apenas ‘[...] com a inclusão da diversidade no mesmo espaço físico’” (LOPES, 2007 apud VIEIRA-MACHADO, 2012, p. 26).
VIEIRA-MACHADO, L. M. da C. (Per)cursos na formação de professores de surdos capixabas: constituição da educação bilíngue no estado do Espírito Santo. 2012. 231 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação, Vitória, 2012. p. 26. Disponível em: https://educacao.ufes.br/pt-br/pos-graduacao/PPGE/detalhes-da-tese?id=6070. Acesso em: 21 dez. de 2020.
Considerando o trecho anterior, leia as afirmativas a seguir.
I. Para uma educação inclusiva, basta o Estado contratar mais professores, pois com um quadro de docentes grande é possível resolver os problemas da educação inclusiva.
II. Na educação de alunos surdos na escola regular inclusiva, basta o Estado contratar intérpretes de Libras, pois assim será garantida a inclusão.
III. O Estado precisa investir na formação dos professores para garantir uma educação inclusiva eficaz.
IV. A ação do Estado na educação inclusiva, muitas vezes, se traduz em colocar alunos com deficiência em escolas regulares e apresentar esse resultado como inclusão.
Está correto o que se afirma em:
Respostas
Resposta:
III e IV, apenas
Explicação:
Resposta correta. A alternativa está correta, pois, para que uma educação inclusiva tenha resultados positivos, é preciso que o Estado incentive e apoie os professores que buscam formação continuada. Tal responsabilidade não deve ficar só a cargo do professor, que precisa se reinventar para atender seus alunos, mas também contar com a contribuição efetiva do Estado para essa ação. É preciso que o Estado possa fazer cumprir, para além da lei, uma inclusão satisfatória, não apenas alocando alunos com deficiência nas escolas regulares, mas garantido ao aluno, à comunidade escolar e à família do aluno condições necessárias para uma educação de qualidade.
Resposta:
III e IV, apenas
Explicação:
O Estado acaba não se comprometendo com as mudanças políticas sociais, inclusive nas formações dos professores
889️⃣9️⃣3️⃣7️⃣6️⃣8255