• Matéria: Geografia
  • Autor: anabeatriz481231
  • Perguntado 3 anos atrás

como os fast food influenciam na área urbana​

Respostas

respondido por: tstreginaldo
0

Resposta:A pesquisa partiu do pressuposto de alertar e contribuir para debates sobre o assunto. É necessário concluir que o hábito de consumir de uma forma crescente produtos industrializados, é uma marca do mundo moderno. Faz parte do fenômeno da globalização. O processo de urbanização influencia nos hábitos e na segurança alimentar. O rápido processo de urbanização da população brasileira e sua concentração nas grandes cidades vêm revolucionando esses hábitos. O agrupamento do mercado de trabalho, na cidade do Recife tem como conseqüência o aumento das distâncias dos locais de moradia em relação ao centro de trabalho. Isso tornou o hábito de fazer refeições fora de casa, uma necessidade e não mais um luxo. Desta forma, comidas rápidas como sanduíches, marmitas e redes de fast food passam a dominar a alimentação da população rotativa da área analisada- surgindo deste modo a figura dos bóias-frias urbanos. Interferindo de tal modo na vida social e familiar destes trabalhadores. Esses novos hábitos que estão sendo adquiridos trazem riscos, como, infecção alimentar, entre outras. Uma indústria de alimento moderna projetada para a produção em massa de alimento, pode se tornar um vetor para disseminação de uma doença mortal. Segundo Eric Schlosser, todos os dias, aproximadamente 200 mil pessoas nos Estados Unidos, adoecem por causa de algum alimento contaminado, 900 são hospitalizadas e 14 morrem.

Explicação:O publico que fez parte da pesquisa veio de alguns bairros periféricos da cidade do Recife como: Tejipio, Areias, Coqueiral, Barro, entre outros e ate mesmo de municípios da Região Metropolitana do Recife como: Jaboatão, Olinda, Camaragibe, Paulista, etc., tornando assim inviável o retorno para suas residências. Partindo desta observação, a qual se confirmou com a aplicação dos questionários, pode-se afirmar que a distribuição regional da cidade do Recife, está interferindo nos padrões culturais e simbólicos, trazendo riscos tanto para a instituição familiar, quanto para a saúde destes trabalhadores. O sistema industrializado e centralizado do processamento alimentar criou um tipo inteiramente novo de surto com potência para deixar milhões de pessoas doentes. O sistema frigorífico, por exemplo, que surge para abastecer as redes de fast food - um sistema moldado segundo as necessidades das referidas redes e cuja meta é fornecer quantidades maciças de carne moída uniformizada para que todos os hambúrgueres destas redes tenham gosto e qualidade idêntica – mostrou ser extremamente eficiente para disseminar doenças, pois se um hambúrguer estiver contaminado, existe uma grande possibilidade de que todo o lote também esteja.

respondido por: giselesanfer
0

Resposta: tem grande impacto em como se entende a questão alimentar no sentido de saciar a fome de forma rápida e prática.

Explicação:

Fast-food significa “comida rápida” em inglês. É um tipo de comida, geralmente lanches, para pessoas que não dispõem de muito tempo para fazer as suas refeições, e optam por alimentos fast-food, pois são preparados e servidos rapidamente.

Segundo os especialistas, as refeições rápidas costumam ter um alto teor de sódio, o que prejudica aqueles que retêm líquidos ou têm a pressão alta. Também contêm conservantes, corantes, estabilizantes e outros aditivos, que melhoram o aspecto da comida, mas podem ser fazer mal à saúde, considerando que as pessoas acabam tornando a comida rápida e altamente cal´rica num hábito e associado com a vida altamente estressante e o sedentarismo contribuem significativamente para este mal associado a essas refeições.

Perguntas similares