• Matéria: Sociologia
  • Autor: carloseduardoalves59
  • Perguntado 3 anos atrás

4. Leia o texto a seguir. Por outro lado, a humanidade, que para o século XVIII, na terminologia kantiana, não passava de uma ideia reguladora, tornou-se hoje de fato inelutável. Esta nova situação, na qual a "humanidade" assumiu de fato um papel antes atribuído à natureza ou à história, significaria nesse contexto que o direito a ter direitos, ou o direito de cada individuo de pertencer à humanidade, deveria ser garantido pela própria huma- nidade. Nada nos assegura que isso seja possível.
ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo: antissemitismo, imperialismo, totalitarismo. Tradução de Roberto Raposo. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. p. 332

A tortura é uma violência geralmente praticada por agentes públicos que, seguindo ordens do Estado, praticam atos degradantes contra as pessoas. Com base no excerto de Hannah Arendt, explique por que a dignidade da pessoa humana atacada pelo Estado só pode ser restaurada pelo próprio Estado.


help fml​

Respostas

respondido por: winederrn
9

Porque é o próprio Estado quem tem o poder para criar e garantir direitos que sejam capazes de contribuir para a construção de uma vida digna.

O direito a uma vida digna

A Declaração Universal dos Direitos Humanos deixa expresso, em seu Art. 1º, que todos os homens nascem livres e são iguais em dignidade e em direitos. Logo, eu e você podemos entender que a dignidade é um aspecto que deve estar presente nas relações humanas.

Sendo assim, é válido considerar que o Estado pode restaurar a dignidade da pessoa humana.

Aprenda mais sobre o tema dignidade da pessoa humana em:

https://brainly.com.br/tarefa/52569629

Mantenha-se firme na busca pelos seus objetivos de vida!

#SPJ1

Anexos:

banana1621: Moço, por favor, me ajuda em uma questão de sociologia
banana1621: Ela já está no perfil
Perguntas similares