Pergunta 1
1.Perrenoud (1999) afirma que a avaliação está localizada no centro do sistema didático e do sistema de ensino. Neste sentido, para mudar as práticas avaliativas, talvez seja necessário:
Destruir as experiências
Mudar a escola
Exercer a violência simbólica
Aprender a conhecer
Conservar bons profissionais
Pergunta 2
1.A implantação dos ciclos de aprendizagem nas redes de ensino traz em si a ideia de que:
As provas não devem ser aplicadas
A avaliação perde o sentido
Retira a autonomia do professor
Os alunos não podem ser reprovados
As pessoas precisam de mais tempo para aprender
Pergunta 3
1.João, em uma de suas aulas, propôs uma atividade avaliativa na perspectiva de gamificação em que os estudantes deveriam se organizar em fila e, quando fosse dado o sinal, passarpor alguns obstáculos, resolver questões de raciocínio lógico e, finalmente, tocar a sineta para liberar a próxima fase. Eram 3 fases. O grupo que concluísse todo o percurso correto e mais depressa, ganharia, como prêmio, a possibilidade de elaborar e coordenar a execução de um projeto de intervenção no bairro, envolvendo toda a turma. Segundo Russel e Airasian (2016), aqui estão presentes:
O domínio cognitivo, o domínio afetivo e o domínio psicomotorX
O domínio afetivo e o domínio cognitivo
O domínio cognitivo e o domínio motor
O domínio intelectual, afetivo e socioeconomico
O domínio psicológico, o domínio afetivo e o domínio intelectual
Pergunta 4
1.Mudar as perspectivas de avaliação, em um primeiro momento, parece ser uma tarefa fácil, no entanto, não basta mudar a forma como as avaliações são organizadas na escola, mas que essa transformação seja mais profunda. Pensando em uma concepção de avaliação mais formativa e menos seletiva é preciso:
a. mudar a escola como um todo, pois a avaliação está no centro do sistema didático e de ensino. X
b. mudar a estrutura de gestão da escola, para que as avaliações sejam organizadas de uma forma diferente na escola.
c. fazer com que os alunos se esforcem mais nos estudos.
d. aumentar o espaço entre as provas durante o ano letivo, para que professores e alunos possam se organizar melhor nos estudos.
Pergunta 5
1.Perrenoud (2007) discute que pensar a avaliação sob uma perspectiva formativa significa pressupor, de forma otimista, que o aluno quer aprender e deseja ajuda para isso. O autor apresenta o conceito de “ofício de aluno”. Esse termo significa que:
a. o aluno é o sujeito principal no processo de ensino-aprendizagem, enquanto o professor está presente apenas como garantia de que irá ter bom desempenho.
b. o aluno está na escola para aprender a ser professor.
c. o aluno deve aprender as “regras do jogo” escolar e com isso, agir conforme esperam ser suficiente. X
d. o aluno é funcionário da escola, assim como professor e demais agentes escolares.
Respostas
Resposta:
1. Mudar a escola
2. As pessoas precisam de mais tempo para aprender
3. O domínio cognitivo, o domínio afetivo e o domínio psicomotor
Explicação:
AVA
Em relação à teoria de Perrenoud é possível destacar que o teórico dá enfase as práticas avaliativa visando a formação humana, portanto, o erro poderá ajudar os alunos a aprenderem. Uma das motivações e das sugestões de Perrenoud, para uma educação que objetiva a aprendizagem, são os ciclos ou a chamada aprendizagem baseada no desenvolvimento. Parte desse recurso compreende as metodologias ativas, sendo que essas propiciam a ação dos alunos. Uma das metodologias é gamificação. Entre as respostas corretas, das questões que destacam a teoria de Perrenoud, é possível destacar:
- B - Para que a avaliação possa ser ressignificada é necessário a mudança na escola, na instituição, para que todos possam ir em busca de um mesmo objetivo;
- E - Quando se fala em ciclos a visão que nos remete é que seja preciso mais tempo para que a aprendizagem possa ocorrer;
- A - para a superação dos desafios é preciso pensar (cognição), controlar as emoções (afetivo) e o movimento (psicomotor);
- A - deve haver uma mudança nas instituições escolares para que a avaliação não seja uma seleção, mas uma forma de identificar o que os tópicos que os alunos precisam de auxílio;
- C - o termo em questão visa o aluno saber se portar como esperam que se portem.
A Teoria de Perrenoud
Considerando a visão de Perrenoud, as práticas avaliativas tem como foco a formação humana,. O teórico também defende a aprendizagem em ciclos para respeitar a evolução do aluno, além disso, ele exalta as metodologias ativas como meio de alcançar o conhecimento. A seguir realizaremos uma reflexão sobre cada aspecto da teoria de Perrenoud.
Práticas avaliativas para Perrenoud
Em relação às práticas avaliativas é possível definir que uma mudança de avaliação vai necessitar, consequentemente, de uma mudança na escola, alternativa B.
De acordo com Perrenoud, a avaliação possui o propósito de criar hierarquias de excelência. A avaliação consiste em um modo de prevenção do fracasso escolar, portanto, ela deve ter objetivo e intencionalidade.
Os ciclos de aprendizagem de Perrenoud
Em relação aos ciclos de aprendizagem é possível destacar que os mesmos trazem a ideia correspondente a alternativa E, ou seja, entende-se que as pessoas precisam de mais tempo para aprender.
Conforme destaca Perrenoud os ciclos estão ligados as competências e na tarefa de fazer com que os mesmos funcionem bem. Os ciclos de aprendizagem podem ser organizados em três vias, sendo as mesmas:
- ciclo elementar - dos 6 anos até os 11 anos;
- ciclo de orientação - que ocorre até os 15 anos;
- ciclo de determinação - ocorre até os 18 anos.
Metodologias ativas
Os domínios presentes em um jogo englobam a alternativa A como correta, portanto, ao resolver questões, procurar soluções e transpor obstáculos foi necessário o domínio cognitivo, afetivo e psicomotor.
A gamificação compreende a uma das chamadas metodologias ativas e tem como propósito incentivar os alunos a buscarem conhecimento através dos jogos. O objetivo compreendem em engajar as crianças nas atividades escolares, oportunizar meios de buscar resultados e superar obstáculos e desenvolver a autonomia e a criatividade.
A avaliação formativa para Perrenoud
Em relação à avaliação formativa é possível definir a letra A como correta, sendo que as mudanças devem ocorrer no sistema escolar de modo geral.
A avaliação formativa está ligada a avaliação como uma forma de crescer e aprimorar o conhecimento. Esse tipo de avaliação vale tanto para o aluno, como também para o professor, sendo que o primeiro aprende através do erro e o segundo percebe se a sua prática está sendo apropriada e fazendo sentido ao educando.
O ofício do aluno segundo Perrenoud
O sujeito que é bom aluno deve também estar disposto a jogar o jogo, portanto, alternativa C correta.
O ofício do aluno também está atrelado a competência, sendo que o educando será levado a agir perante uma determina situação e obedecendo às regras do jogo.
Saiba mais sobre a teoria de Perrenoud em:
https://brainly.com.br/tarefa/52474719
https://brainly.com.br/tarefa/21082464
#SPJ2