1 › Cada membro do grupo deve ter em mãos lápis, borracha e papel de desenho.
2 › Individualmente, desenhem – sem consultar nenhuma fonte que não seja a memória – um peixe visto na natureza ou em um aquário. Não se esqueçam de indicar o nome das partes principais do corpo do animal (escrevam os nomes de que se lembrarem).
3 › Guardem o desenho e preparem-se para a próxima tarefa: trabalhar com o peixe real.
Material
• Um peixe fresco, que pode ser adquirido em mercados municipais ou em feiras livres. (Peçam ao comerciante um peixe que ainda tenha escamas, barbatanas e órgãos internos intactos.)
• Tesoura
• Luvas de látex
• Pinças de dissecção
• Panos absorventes
• Uma bandeja retangular de plástico (ou uma forma de bolo)
• Lápis, borracha e papel de desenho
Procedimento
1. O professor vai pôr o peixe deitado lateralmente na bandeja. Vocês não devem encostar os dedos no animal. É melhor tocá-lo com uma espátula de madeira.
2. Observem o peixe e façam um desenho que represente todas as características externas observadas. Depois, comparem esse desenho com o que fizeram anteriormente, de memória, e confiram o que faltou desenhar no primeiro.
3. Verifiquem se o peixe está fresco (olhos brilhantes e transparentes, brânquias vermelhas, pele firme e elástica, que não se desmancha ao ser tocada com a espátula, e sem cheiro desagradável).
4. Levantem um dos opérculos (placas que cobrem as brânquias) com a pinça e observem as brânquias do animal. Como elas são? Que cor elas têm? Por que são dessa cor?
5. O professor vai introduzir a pinça pela boca do peixe e mostrar que ela sai pela abertura das brânquias. Por que isso acontece?
6. O professor vai abrir o ventre do peixe com a tesoura e expor os órgãos internos do animal. Procurem identificar alguns órgãos, desenhem o peixe em corte e indiquem com legendas os órgãos que foram identificados pelo grupo.
7. Verifiquem se na região em que vocês moram existe alguma instituição educacional (universidade, museu ou centro de ciências) que trabalhe com peixes ou mantenha uma exposição sobre esses animais. Se for possível, façam uma visita ao local. Outra opção é pesquisar na internet sites de universidades, museus, etc. que disponibilizem uma exposição virtual sobre o tema.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Quero Saber A
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás