1)De maneira geral, a Administração Pública tem empregado esforços para buscar a eficiência e a eficácia das suas ações para que, assim, possa se tornar mais efetiva nas ações públicas.
No contexto dos conceitos de eficiência, eficácia e efetividade, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)Eficácia é a palavra que indica que uma organização utiliza racionalmente, ou de maneira econômica, os seus recursos.
b)Eficiência indica, normalmente, que uma organização realiza satisfatoriamente os seus objetivos.
c)Podemos considerar uma organização eficaz quando os resultados utilizados por ela correspondem adequadamente às necessidades e aos desejos dos diversos tipos de clientes envolvidos no processo.
d)Efetividade é o conceito intermediário entre a eficácia e a eficiência. Assim, quando uma empresa utiliza seus recursos racionalmente, mas ainda não atingiu seus objetivos, ela está sendo temporariamente efetiva.
e)A efetividade, por ser um estágio intermediário, dificilmente pode ser mensurada ou constatada. Geralmente, percebe-se apenas aspectos como qualidade, alcance de objetivos e utilização consciente de recursos os quais delimitam as noções de eficiência e eficácia.
2)Sobre o primeiro sistema de gestão adotado pelo Estado brasileiro, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)No patrimonialismo havia clara distinção entre a administração de bens públicos e dos bens particulares. Por isso, deriva daí o termo patrimonialista: da diferenciação entre os patrimônios.
b)O sistema patrimonialista baseava suas ações no fato de que todos os bens dentro dos limites do reino brasileiro eram de propriedade da população em geral, a qual podia utilizar de tais bens livremente.
c)No sistema patrimonialista os servidores possuíam status de nobreza real, bem como os cargos eram considerados prebendas. Como uma das consequências de tais características, tem-se o nepotismo.
d)No modelo patrimonialista já se tem a possibilidade de organização de carreira, visto que os melhores cargos eram destinados por meritocracia.
e)A divisão do trabalho, no patrimonialismo, era algo que podia ser realizado de maneira eficiente, visto que os servidores públicos se interessavam grandemente pelas responsabilidades e atribuições dos cargos para os quais foram destinados.
Respostas
Resposta:
1. C
2.C
Explicação:
1. Podemos considerar uma organização eficaz quando os resultados utilizados por ela correspondem adequadamente às necessidades e aos desejos dos diversos tipos de clientes envolvidos no processo.
2. No sistema patrimonialista os servidores possuíam status de nobreza real, bem como os cargos eram considerados prebendas. Como uma das consequências de tais características, tem-se o nepotismo.
Questão 1) A alternativa correta é a letra "c" - Eficácia diz respeito ao alcance dos objetivos e resultados esperados pelo público alvo.
Questão 2) A alternativa correta é a letra "c" - O Patrimonialismo era um modelo inspirado nos Estados absolutistas, de forma que o patrimônio do rei se confundia com o patrimônio público.
Para revisar de forma mais ampla esses conceitos, faça uma breve leitura dos seguintes resuminhos:
Conceito dos 4E's - Eficácia, Eficiência, Efetividade e Economicidade
Os conceitos das palavras acima destacadas são cobrados em diversas provas. Para não confundir, é necessário revisar cada um deles e sempre lembrar das palavras-chave que individualizam cada um deles. Vamos lá!
- Eficácia - atributo relacionado ao alcance dos resultados e objetivos pretendidos pela instituição;
- Eficiência - relaciona-se com os meios utilizados e os métodos empregados atingimento dos objetivos;
- Efetividade - pode ser entendida como uma soma de eficácia e efetividade, pois trata-se de resultados que tenham durabilidade, ou seja, meios de qualidade devem ser utilizados para que o resultado seja efetivo e duradouro.
- Economicidade - minimizar custos, mas manter a qualidade.
Assim, observa-se que a questão apenas trocou os conceitos nas demais alternativas.
Administração Patrimonialista
Nesse modelo não é valorizada a impessoalidade, tendo como uma das consequências o nepotismo, pois não se leva em consideração as qualificações de quem ocupa os cargos públicos, sendo o cargo tratado como bem particular de quem está no poder, inexistindo o conceito cargo público, mas sim a perpetuação de uma família no poder.
Conforme comentado acima, a pessoalidade é característica da administração patrimonialista, mas além disso, é necessário realizar uma breve revisão sobre o tema, destacando os principais pontos:
- fundada nos modelos absolutistas, de forma que não existe separação entre patrimônio público e privado em relação a quem governa;
- não existem carreiras públicas;
- não há divisão de trabalho;
- não há controle da atividade estatal.
Entenda mais sobre Administração Pública e sobre os sistemas de gestão já adotados pelo Estado Brasileiro aqui:
- https://brainly.com.br/tarefa/13723025?referrer=searchResults
- https://brainly.com.br/tarefa/21738143?referrer=searchResults
#SPJ2