E se o forçassem a olhar para a própria luz, não achas que os olhos lhe doeriam, que ele viraria as costas e voltaria para as coisas que pode olhar e que as consideraria verdadeiramente mais nítidas do que as coisas que lhe mostram? Qual é o significado nessa frase atribuída a Sócrates?.
Respostas
Essa frase atribuída a Sócrates é referente ao chamado "Mito da Caverna". Sócrates, em um diálogo com Glauco, fala sobre pessoas prisioneiras em uma caverna, impossibilitadas de se movimentar de qualquer forma, pois estão acorrentadas. A única iluminação existente provém de uma chama que está posicionada atrás dessas pessoas.
Sócrates então explica que, caso essas pessoas fossem libertadas de uma só vez isso seria causa de dor para elas, pois a luz seria ofuscante e impediria que enxergassem de maneira clara, assim preferindo voltar para a escuridão, ou ignorância.
A saída da caverna
Para Sócrates a saída da caverna representa a busca pela Verdade, deixando para trás os enganos promovidos pelas "sombras" da caverna, que seria nosso próprio invólucro carnal, que cria ilusões entre o que realmente é e o que parece ser.
Aprenda mais sobre o mito da caverna: https://brainly.com.br/tarefa/8566353
#SPJ1