Durante um século, o género sofreu diversas modificações e absorveu influências que o transformaram na música pop do país.
Desde o primeiro registro, há mais de um século, a música sertaneja não parou de se reinventar. Muitas duplas se dividiram em carreiras solo, a viola recebeu o acompanhamento da bateria e do contrabaixo elétrico e as letras, que antes contavam histórias do campo, foram substituídas por canções que falam de dramas amorosos e de festas regadas a bebidas.
Conhecida como "música caipira" na primeira metade do século 20, o gênero originário do interior de São Paulo se transformou em "música sertaneja" e, atualmente, faz sucesso com os cantores do "sertanejo universitário".
Após a leitura dos textos, converse com seus colegas e com o professor a respeito de como, no decorrer das décadas, a evolução da música sertaneja reflete as transformações socioespaciais ocorridas no Brasil, sobretudo no que se refere ao êxodo rural e ao processo de urbanização da população. Produza um pequeno texto no caderno om as conclusões da turma.
Respostas
respondido por:
0
A cultura brasileira pode ser considerada um reflexo direto e evidente das transformações socioespaciais nacionais.
O sertanejo e o espaço geográfico
Isso pode ser principalmente observado quando nota-se que, quando o país era predominantemente rural, as canções sertanejas "caipiras" eram mais disseminadas.
Entretanto, diante do processo de urbanização do território, uma nova conformação da música sertaneja surgiu, intitulado "Sertanejo Universitário".
Esse novo modelo de canção do centro-oeste passou a retratar a urbanização do interior do país e a explicitar as novas tendências culturais do período.
Saiba mais sobre o sertanejo em: https://brainly.com.br/tarefa/36930780
#SPJ1
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás