Uma determinada companhia de telefonia móvel vinha sofrendo com o alto número de contratos defeituosos de vendas realizadas nas suas lojas para pessoas físicas. Ela decidiu pedir ajuda a uma Engenheira da qualidade, que - em trabalho conjunto com as equipes operacionais e alguns gestores - testou 3 novos processos de emissão de contratos, denominados de processos A, B e C, em várias das lojas da companhia, para verificar qual deles traria melhor resultado na diminuição do índice de contratos defeituosos. Na linguagem da qualidade, defeito e não conformidade são sinônimos. Além disso, testaram esses processos em dias de movimento alto e baixo, e com equipes de tamanho normal ou reduzido. Para a classificação, os dados foram coletados e tratados por meio de uma árvore de decisão cujo gráfico resultante é mostrado a seguir:
Respostas
Resposta:
1- Quais são as variáveis de entrada e qual é a variável resposta? E quais são os seus tipos?
R: As variáveis de entrada são Processo A, B e C (quantitativa), Equipes (qualitativa), Movimentação diária (qualitativa) e a varíaveil resposta é conformidade dos contratos (qualitativa).
2- Que variável de entrada a árvore de decisão considerou como a mais importante? E qual a segunda variável mais importante?
R: A variável de entrada considerada a primeira mais importante foi os processos. E a segunda variável as equipes.
3- Esta árvore, como modelo preditivo, considerou relevante o efeito do movimento alto ou baixo na produção de contratos não conformes?
R: Essa árvore não considerou relevante o efeito do movimento alto ou baixo na produção de contratos não conformes.
4- De acordo com as predições desta árvore, qual a melhor solução a ser empregada pela companhia de telefonia móvel?
R: A melhor resolução é o processo B de emissão de contrato com a equipe de tamanho reduzido.
Explicação: