• Matéria: História
  • Autor: michelebmonteiro
  • Perguntado 3 anos atrás

Em 1º de maio de 1964, Dia do Trabalhador, o governo Castello Branco temia uma série de manifestações contrárias ao golpe militar, que completava um mês. Por meio do Conselho Nacional do Desporto (CND), pelo braço da ditadura no esporte, foi determinada a realização de uma série de clássicos regionais em qualquer cidade de mais de 50 mil habitantes. Foi, provavelmente, a primeira das muitas vezes em que o regime militar "instaurado há 40 anos" aproveitou-se politicamente da força do futebol. FellipeAwi, Pedro Motta Gueiros e Tadeu de Aguiar Jornal O Globo - 4 de abril de 2004


Cruzeirista: E?

Respostas

respondido por: JulioHenriqueLC
0

O regime militar, que é mais conhecido como Ditadura Militar, foi um período que se estendeu de 1 de abril de 1964 até 15 de março de 1985, onde os militares tomaram por meio de golpe o governo do país.

O que foi o a ditadura militar?

Pode-se apresentar a ditadura militar no Brasil como um golpe de Estado que promoveu um governo autocrático de militares, no dia 1 de abril de 1964, o então presidente João Goulart foi deposto de forma antidemocrática, foi posto fim ao momento chamado de Quarta República.

Resistência

A sociedade não foi favorável ao golpe militar, por conta disso houve resistência ao novo governo que chegou ao poder de forma antidemocrática, grupos como os artista e a classe operária sem posicionavam de forma clara contra o regime militar.

No dia 1° de maio de 1964 o governo de Castello Branco promoveu inúmeros clássicos regionais de futebol para tentar mitigar os protesto esperados para o dia do trabalhador.

Para mais informações sobre a ditadura militar, acesse: brainly.com.br/tarefa/11931609

Espero ter ajudado, bons estudos e um abraço!

#SPJ1

Anexos:
Perguntas similares