Na análise dessa intervenção de civilização em barbárie, Adorno e Horkheimer resgatam uma certa familiaridade subterrânea entre o modelo de subjetivação relativo à racionalidade técnico-científica esclarecida, atualizada no capitalismo avançado, e aquilo que Freud, ao se referir aos “primitivos”, chamava de “mania de grandeza”, formada por uma certa articulação entre uma formação narcisista do sujeito e uma paranoia socialmente compartilhada.”
URL.: http://www.ihu.unisinos.br/159-noticias/entrevistas/10813-adorno-e-a-critica-a-racionalidade-ocidental-entrevista-especial-com-carlos-pissardo
Adorno e Horkheimer, da primeira geração da Escola de Frankfurt, no seu livro “A dialética do esclarecimento”, traçaram críticas ao projeto iluminista de ser a razão um norte contra as trevas da ignorância e da superstição religiosa. Responda à alternativa correta, com relação ao pensamento desses dois autores:
A)
A modernidade, caracterizada pela associação entre Filosofia e religião, destaca a superioridade da fé sobre a razão.
B)
A irracionalidade é a chave para a compreensão da humanidade, e não a razão apregoada pelo movimento iluminista.
C)
A contemporaneidade destaca um retorno à religiosidade justamente pelo fracasso do projeto iluminista.
D)
A razão não promoveu o esclarecimento da humanidade, mas converteu-se na “razão instrumental”, que forneceu ao homem o arsenal para dominar a natureza e outras pessoas para servir às finalidades do capital.
E)
Não há papel significativo da razão na construção da modernidade e da união entre ciência e técnica a serviço de um sistema econômico.
Respostas
A letra correta é a D, pois, de acordo com Adorno e Horkheimer, a razão foi instrumento do capitalismo para fins lucrativos.
O pensamento de Adorno e Horkheimer
Adorno e Horkheimer, filósofos alemães da Escola de Frankfurt, são pessimistas quando o assunto é indústria da arte e da cultura. Para eles, o capitalismo é maléfico quando se apropria da cultura massificada para bem e enriquecimento próprio.
Nesse sentido, concebem que o capitalismo alimentou uma “razão instrumental” social, ou seja, por meio da racionalidade humana, o capitalismo foi capaz de manipular e produzir arte para benefício próprio.
A razão tornou-se deturpada e alienada, fazendo com que os homens fossem meros produtores e consumidores de uma arte capitalista.
Saiba mais sobre Adorno e Horkheimer em: https://brainly.com.br/tarefa/24033420
#SPJ1