70 gramas de álcool inicialmente a 10°C foi colocado em um recipiente de 200 gramas de água à 80°C. Sabendo que o calor especifico da água e do álcool é respectivamente: C=1calig°C e Calco 0,58 callg°C. Qual a temperatura final dessa mistura? Quem perdeu e quem ganhou calor?
Respostas
Admitindo-se um sistema isolado, isto é, um sistema no qual não ocorrerá trocas de massa e energia com o ambiente externo, podemos afirmar que a água fornecerá calor para o álcool até que ambos atinjam o equilíbrio térmico.
Ainda, desde que a temperatura final não exceda a temperatura de ebulição do álcool (~78°C), podemos montar a seguinte equação:
Como a troca de calor entre as duas substancias resultará apenas na mudança de temperatura, a quantidade de calor (Q) se dá na forma de calor sensível.
Assim, a equação mostrada anteriormente fica:
Vamos responder agora as perguntas feitas.
Qual a temperatura final dessa mistura?
R: Como mostramos pelos cálculos acima, a temperatura final de equilíbrio é de, aproximadamente, 68,2°C.
Quem perdeu e quem ganhou calor?
R: Quando temos trocas de calor, veremos sempre o calor fluindo da substancia de maior temperatura para a substância de menor temperatura. No caso em questão, portanto, teremos a água perdendo calor (temperatura final menor que a inicial) e o álcool ganhando (temperatura final maior que a inicial).