Respostas
Resposta:
Lenda dos Tambores Africanos
A origem dessa lenda vem das terras de Guiné Bissau e explica como surgiram os tambores, instrumentos tão importantes na cultura de toda a África.
Conta-se que os macaquinhos de nariz branco da região quiseram um dia trazer a Lua para perto da Terra.
Eles não tinham ideia de como executar tal feito. Até que o macaco menor sugeriu que uns subissem nos ombros dos outros a fim de alcançar a Lua.
O grupo de macacos colocou o plano em ação e o macaquinho menor foi o último a subir, conseguindo chegar no céu e agarrando-se à Lua.
Mas antes que conseguissem puxar o satélite, a pilha de macacos desmoronou e todos caíram, menos o macaquinho, que continuou agarrado à Lua.
Uma amizade então cresceu e a Lua presenteou o pequeno animal com um maravilhoso tambor branco, que ele logo aprendeu a tocar.
O macaquinho ficou por muito tempo morando na Lua, mas um dia começou a sentir saudades da Terra, de seus amigos e da natureza. Ele então pediu à sua amiga que o ajudasse a retornar para sua casa.
A Lua ficou chateada e respondeu:
— Mas por que você quer voltar? Não está feliz aqui com o tamborzinho que eu te dei?
O macaco lhe explicou que gostava muito, mas que tinha saudades.
A Lua ficou com pena, prometeu ajudá-lo e lhe disse:
— Não toque o tambor enquanto não estiver em terra firme. Toque apenas quando chegar lá embaixo, assim saberei que chegou e poderei cortar a corda. Então você estará liberto.
O macaco concordou. Ele sentou em seu tambor e foi amarrado a uma corda, que começou o processo de descida.
Enquanto descia, o macaquinho olhava seu tambor e surgiu uma vontade irresistível de tocá-lo. Ele começou a tocar bem baixinho, para que a Lua não ouvisse.
Mas, mesmo assim, a Lua escutou e cortou a corda conforme o combinado. O macaco começou a cair e ao chegar ao chão, não resistiu e morreu. Mas antes, uma menina que passeava por perto viu a queda. Ela foi até o macaco e ele disse:
— Isso é um tambor. Por favor, entregue ao povo de seu país.
A menina pegou o instrumento e correu para entregar às pessoas de sua família, contando o que havia acontecido.
Todos adoraram o tambor e começaram a tocá-lo. Desde então, o povo africano produz seus próprios tambores e sempre que possível toca e dança ao som deles.