Na fase pré-escolar (4 a 5 anos), a criança por meio da Psicomotricidade e do simbolismo, transforma o real por meio das múltiplas necessidades do “eu”. Os jogos passam a ter caráter importante na vida deles e um sentido utilitário e funcional. Nesta fase, a criança prefere jogos que permitem uma movimentação do corpo, o que possibilita seu crescimento físico de forma saudável.
Assim como correr, pular, nadar, etc. são atividades que estimulam o desenvolvimento musculares, ações como: rasgar, rabiscar, desenhar, pintar, amassar, etc. estimulam os músculos finos, necessários para o processo de alfabetização.
Em nossos estudos, falamos sobre atividades para auxiliar no desenvolvimento psicomotor e a proposta desta APA é justamente para que você elabore um jogo, considerando uma das categorias trabalhadas em nossa apostila (jogos de percepção corpórea, jogos de percepção espacial, jogos de equilíbrio e percursos psicomotores).
Para desenvolver a atividade, você deve descrever:
1. Categoria do jogo;
2. Nome do jogo;
3. Idade recomendada;
4. Objetivo;
5. Dificuldade;
6. Materiais;
7. Tempo;
8. Descrever como será desenvolvida a atividade.
Respostas
Atividade de percepção corpórea.
1. Nome do jogo; Desenhando meu colega
2. Idade recomendada; 4-5 anos
3. Objetivo; Conhecimento das partes do rosto como, por exemplo, os olhos, boca, nariz e ouvidos.
4. Dificuldade; 2
5. Materiais; Papel acetato (transparente), marcadores permanentes coloridos.
6. Tempo; 50 minutos (1 aula)
7. Descrever como será desenvolvida a atividade.
Em duplas, os alunos seriam desafiados a desenhar uns aos outros em papel acetato (transparente), utilizando marcadores permanentes coloridos. Enquanto um aluno segura o papel acetato em frente do rosto, o outro aluno da dupla utilizando o marcador ira desenhar os contornos do rosto do colega que ele consegue visualizar (olhos, nariz, boca, pintas, marcas, cabelo) fazendo um retrato do rosto do colega, após o criança terminar o desenho, as posições serão invertidas para assim os dois colegas terem a sua vez de desenhar.
Essa atividade proporciona o conhecimento das partes do rosto como, por exemplo, os olhos, boca, nariz e ouvidos, observando e respeitando as características de cada um. O momento da atividade também oportuniza o desenvolvimento da coordenação motora (levando em consideração a lateralidade e até mesmo a noção espacial, sobre profundidade)
Após o desenho, cada aluno pode apresentar o seu retrato, mostrando a importância das diferenças e semelhanças que cada um tem.