1. Assinale a opção em que o pronome você aparece identificado.
(A) Quando você rouba de um autor é plágio,se rouba de vários é pesquisa.
(B) Se você tem alguma crença,siga-a.
(C) Se você não for o melhor que hoje no dia de amanhã ,então para que você precisa de amanhã?
(D) Não basta você chegar ao cume.É preciso também voltar vivo.
(E) Você, que não paga impostos,como vai cobrar do governo?
Resposta; C
alguém pode me tirar essa dúvida?
Respostas
Resposta:1
Explicação:
O pronome “você” pode ser usado tanto para se referir a uma pessoa específica, normalmente aquela com quem se fala (função de segunda pessoa do discurso), quanto como referencial genérico, caso em que esse “você” não é dirigido a uma pessoa específica.
Em (A), (B), (C) e (D) temos "você" empregado de forma genérica. Em (E), não se está falando de qualquer pessoa, mas de alguém que pertence ao grupo das pessoas que não pagam impostos. Nesse caso, o pronome "você" identifica uma pessoa específica, sendo, portanto, a alternativa correta.
Usos do pronome VOCÊ
O pronome "você" pode ser usado de duas formas:
- Com valor específico – refere-se diretamente ao interlocutor, àquele com quem se fala e que está identificado no discurso. Exemplo: Você, segurando a bola, venha até aqui.
- Com valor genérico – a referência, neste caso, não é conhecida, não se dirige a alguém específico. Exemplo: Você precisa estudar muito para passar no vestibular.
Quando tem valor genérico, "você" tem um sentido mais abrangente e normalmente aparece em discursos com exemplificações; compare:
- Se você sair sem casaco no inverno do Canadá, pode morrer congelado em poucos minutos. (genérico, o aviso vale para qualquer um)
- Se você sair sem casaco agora (Luís), vai acabar congelando. (específico, principalmente se o contexto em que a frase foi dita for conhecido, como estar presente na cena em que a pessoa fala para Luís que ele irá congelar se sair sem casaco no tempo frio)
Para saber mais sobre usos do pronome você, clique aqui: https://brainly.com.br/tarefa/45830417
#SPJ2