Respostas
Sob o comando do faraó, o Egito tornou-se uma monarquia centralizada formada por súditos subordinados ao poder do monarca. Dessa maneira, os egípcios eram obrigados a trabalhar nas lavouras, construções e obras administradas pelo governo do faraó. A centralização política era, vez após vez, questionada pelos nomarcas.
Durante o Antigo Império foram construídas obras de drenagem e irrigação, que permitiram a expansão da agricultura; são desse período ainda as grandes pirâmides dos faraós Quéops, Quéfren e Miquerinos, construídas nas proximidades de Mênfis, a capital do Egito na época. As pirâmides eram túmulos dos faraós
A crença na vida após a morte, a religião politeísta e a construção de pirâmides foram as principais características da civilização egípcia antiga. - O governo era uma teocracia, pois o faraó (governante) era considerado uma espécie de deus na Terra. Ele tinha poder absoluto na sociedade.
- O Egito Antigo era dividido em nomos, espécies de regiões administrativas. - Economia concentrada na produção agrícola, realizada nas margens férteis do rio Nilo. - Também criavam animais: bois, porcos, ovelhas, cabras, patos e gansos.
Resposta:
10 características do Egito antigo:
Usavam as águas do rio Nilo para diversas atividades: navegação, transporte, irrigação e consumo.
- As artes plásticas foram muito valorizadas na sociedade egípcia. Esculturas, pinturas e joias tiveram grande destaque.
- Na arquitetura, os egípcios se destacaram na construção de palácios, templos, diques, reservatórios de água e pirâmides.
Crença na vida após a morte. Por isso, mumificavam os corpos (principalmente dos faraós) para conservá-los para a vida futura.
- Possuíam uma religião politeísta (crença em vários deuses). Acreditavam também que alguns animais eram sagrados: gato, hipopótamo, escaravelho, falcão, entre outros.
- O Estado construía pirâmides para guardar o corpo de faraó para a vida após a morte, de acordo com a crença dos egípcios.
- Desenvolveram a usaram a escrita, que possui dois tipos: demótica e hieroglífica. Usavam o papiro e as paredes internas das pirâmides para deixar relatos e orientações
Presença de um forte e preparado exército para conquistas e proteção das terras.
- O Egito Antigo era dividido em nomos, espécies de regiões administrativas.
- Economia concentrada na produção agrícola, realizada nas margens férteis do rio Nilo.