Imagine que você seja diretor de uma unidade escolar. O Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), responsável pela realização das avaliações em larga escala da educação brasileira, acabou de divulgar os resultados das últimas avaliações realizadas, e a escola em que você trabalha obteve uma nota muito mais baixa do que as outras escolas da região. Analisando os dados, você percebeu que a sua escola apresenta condições mais precárias em termos de acesso, material didático e mobiliário do que as demais escolas da região.
Com base nesse contexto, você acha que as condições da escola podem ter interferido nos resultados obtidos pelos alunos? O que você faria diante dessa situação?
Respostas
Resposta:
Explicação:
Entende-se que fatores extraescolares, como condição social e a escolaridade dos pais interferem diretamente no rendimento do aluno, em contrapartida, este estudo justifica-se na busca por analisar fatores intraescolares – ações e condições da escola – que impactam nos resultados dos alunos e consequentemente na nota obtida nas avaliações externas.
Resposta:
As condições da escola podem, sim, interferir nos resultados obtidos pelos alunos. Escolas mais bem equipadas e com mais recursos conseguem oferecer melhores condições de aprendizagem para os estudantes.
Nas escolas que não recebem livros didáticos suficientes para todos os alunos, por exemplo, o trabalho pedagógico fica prejudicado. Em tempos em que o uso de recursos tecnológicos se faz fundamental para o letramento digital, escolas sem computadores ou sem acesso à Internet perdem a possibilidade de trabalhar com as novas tecnologias.
Diante da situação, o diretor deveria entrar em contato com os órgãos competentes para reivindicar melhores condições físicas para a unidade escolar.
Explicação: