pesquisar a biologia e os principais conceitos elaborados pelo sociólogo Émile Durkheim
Respostas
Resposta:
O fato social
O que caracteriza um fenômeno como social? O que significa que algo seja objeto de estudo da sociologia e não de outras disciplinas, como a psicologia? Conforme Durkheim, o estudo sociológico se ocupa com o fato social, que possui três características:
Exterioridade: significa que o fato social não está dentro dos indivíduos, mas fora deles. Ou seja, a sociedade existe independentemente de uma vida individual.
Generalidade: o fato social diz respeito à sociedade e não a um ou alguns indivíduos. Assim, os fenômenos sociais possuem a capacidade de afetar toda a coletividade.
Coerção: os fenômenos sociais são normativos e não é possível escapar deles. Logo, todo indivíduo humano faz parte de uma sociedade e será sempre influenciado e formado pelos fatos sociais.
Desse modo, para Durkheim, todo fenômeno que apresentar esses três aspectos podem ser objeto de estudo da sociologia. Assim, ele também inaugura uma forma de ver e pensar o mundo.
Divisão social do trabalho
Conforme Durkheim, a sociedade se organiza como um corpo orgânico. Ou seja, cada parte desempenha uma função, fazendo que o todo funcione e tenda ao equilíbrio. Assim, o trabalho dos indivíduos é dividido socialmente, de modo que cada um dependa do outro e crie um sentimento moral de cooperação.
Além disso, quanto mais a população cresce e se torna complexa, a divisão social também se desenvolve. Consequentemente, mais indivíduos são dependentes uns dos outros, e a solidariedade é mais necessária.
Solidariedade
É possível notar a grande importância da coesão social para a teoria de Durkheim. Assim, enxergando a sociedade como um corpo, existem dois tipos de solidariedade para o autor:
Solidariedade mecânica: é aquela mais simples, que se encontrava em sociedades mais primitivas. Nesses grupos, seus valores e ideais são mais homogêneos, tendo a influência da tradição de forma acentuada.
Solidariedade orgânica: mais complexa, aparece nas sociedades ditas modernas. Nesse contexto, a solidariedade ocorre com menor força da tradição, já que a população é maior, mais diversa e possui valores muitas vezes distintos.
As formas elementares da vida religiosa
Nessa temática, Durkheim revela um lado mais antropológico, influenciando estudos posteriores na antropologia social. Assim, ele tenta definir o que é religião a partir das formas religiosas que considera mais simples, para assim analisar também as complexas.
Conforme o autor, o pensamento religioso se caracteriza pela separação do mundo em duas categorias: o sagrado e o profano. Além disso, a religião é um fenômeno social, constituída de rituais que garantem a sua propagação. Com isso, Durkheim combate a ideia de que a religião se define por elementos sobrenaturais ou pela irracionalidade.
Todos esses temas são importantes na obra de Durkheim. Para cada um deles, conceitos interessantes e amplos foram formulados pelo autor.