Pergunta 1
1 ponto
(ADAPTADA – FUNESP – 2014) O significado da palavra “plágio”, segundo alguns dicionários é:
Ato ou efeito de plagiar; Imitação ou cópia fraudulenta (AURÉLIO, 2012; PRIBERAM, 2012);
Plagiar significa cometer furto literário, apresentando como sua uma ideia ou obra, literária ou científica, de outrem. 2 Usar obra de outrem como fonte sem mencioná-la. 3 Imitar, servil ou fraudulentamente. (MICHAELIS, 2012).
A literatura a respeito de ética institucional, que perpassa todos os níveis de formação do indivíduo, aponta distintos tipos de plágio, dentre eles:
acadêmico, universitário e estudantil.
intencional, literal e autoplágio.
prosaico, indispensável e deliberado.
deliberado, malicioso e astuto.
corriqueiro, inconsciente e programado.
Respostas
Resposta:
intencional, literal e autoplágio.
Explicação:
Plágio intencional: ação consciente; apropriação de um texto/ideia de autoria já estabelecida qualquer que seja a motivação do plagiador para tal.
Plágio direto: cópia literal do texto original, sem referência ao autor e sem indicar que é uma citação.
Autoplágio: quando um autor publica um mesmo trabalho duas ou mais vezes, em distintas mídias, não referenciando sua primeira e original publicação.
Plágio é uma prática errônea onde consiste em assinar ou apresentar como seu uma obra construída por outra pessoa. Dessa forma a resposta correta é a letra D.
Entenda mais sobre plágio
Plágio é o ato ou efeito de plagiar, entretanto este conceito precisa ser entendido de forma mais aprofundada, como a cópia parcial, total ou conceitual de uma obra.
O plágio é considerado como um crime pois fere o direito autoral defendido, de acordo com o código penal, artigo 184, por isso é muito importante no momento da escrita de um trabalho acadêmico o cuidado com o plágio .
Conheça mais sobre plágio: https://brainly.com.br/tarefa/20482016?referrer=searchResults
#SPJ2