05. A "Era das Consolidações", de 1794 a 1815, representou a última fase da Revolução, caracterizada pelo empenho da classe dirigente em estabilizar as conquistas liberais, não admitindo a restauração do Antigo Regime e rejeitando também a política igualitária dos jacobinos. Esta classe economicamente dirigente buscava consolidar a obra da Revolução como uma revolução burguesa, mediante a organização de uma República moderada, de regime censitário, excluindo das eleições os mais pobres e restaurando a plena liberdade da indústria, do comércio e dos bancos. Em relação à fase da Revolução Francesa caracterizada no trecho anterior, ASSINALE a alternativa CORRETA.
A) O Golpe do 18 de Brumário determinou o fim dessa fase e deu início ao governo de Napoleão Bonaparte, o qual consolidou as conquistas burguesas.
B) A Proclamação da República e a elaboração da Constituição Civil do Clero foram fatos importantes dessa fase porque resultaram na eliminação dos privilégios do primeiro estado e no confisco dos bens da Igreja.
C) O fato conhecido como Reação Termidoriana, liderado pelos jacobinos, determinou o fim dessa fase e estabeleceu o Diretório.
D) A guerra contrarrevolucionária tomou força e os exércitos da Segunda Coligação venceram os franceses e invadiram o país, estabelecendo o Consulado.
E) A França conheceu nesse período um grande desenvolvimento interno, fato que favoreceu a ascensão política de Napoleão Bonaparte. Bernoulli Sistema de Ensino 31
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás