“As culturas ecológicas contemporâneas, as práticas de sustentabilidade, os movimentos de ativismo digital que marcaram a Primavera árabe e os protestos continuados [...] mediante as interações com social networks são as expressões de um novo tipo de ação social, não mais direcionada ao externo nem apenas resultante de práticas provocadas por um condicionamento informativo ou técnico”.
DI FELICE, Massimo. Net-ativismo e ecologia da ação em contextos reticulares. In: DI FELICE, Massimo; PEREIRA, Eliete; ROZA, Erick (orgs.). Net-ativismo: redes digitais e novas práticas de participação. Campinas-SP: Papirus Editora, 2017. p. 17.
A respeito do apresentado, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
I. ( ) O ativismo digital não se restringe a demarcações geográficas e territoriais, pois é capaz de se expandir e atingir milhares de indivíduos por meio da Internet.
II. ( ) As práticas de net-ativismo não geram efeitos reais e significativos, porque é feito pela Internet, de forma virtual.
III. ( ) O surgimento de novas práticas contemporâneas marcadas pela cultura digital é expressão da ação da cultura participativa e da inteligência coletiva.
IV. ( ) A Primavera Árabe é um exemplo de ativismo digital, pois foi um movimento originado em redes sociais que ganhou força com a interação entre usuários.
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VFVV
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A sequência está correta, pois, embora se inicie no ciberespaço, o net-ativismo tem impactos diretamente nos ambientes off-line. As características do ciberespaço permitem que pessoas de diferentes localidades se conectem e se organizem para realizar as práticas do ativismo digital. Essas novas práticas são resultados da ação da cultura participativa e da inteligência coletiva. Um caso que podemos citar de ativismo digital foi a Primavera Árabe.
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