A cultura organizacional é o modelo de pressupostos básicos que determinado grupo tem inventado, descoberto ou desenvolvido no processo de aprendizagem para lidar com os problemas de adaptação externa e adaptação interna. Uma vez que os pressupostos tenham funcionado bem o suficiente para serem considerados válidos, eles são ensinados aos demais membros como a maneira correta de se perceber, se pensar e se sentir em relação àqueles problemas.
SCHEIN, E. H. Guia de sobrevivência da cultura corporativa. Rio de Janeiro: José Olympio, 2001 (adaptado).
Com relação ao tema abordado no texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. Cultura é um conceito que ajuda a entender a estabilidade do sistema organizacional já que se refere a características que são gerenciais e alteradas em grandes dificuldades na vida da organização.
II. A cultura organizacional pode ser vista como um sistema de símbolos e significados que atua como poderosa ferramenta de controle dos indivíduos, diminuindo a necessidade de normas explícitas e formalização.
III. Quanto mais uma cultura é forte ou densa, maior é o compartilhamento de crenças e valores entre os membros organizacionais, o que dificulta as mudanças organizacionais.
IV. Os artefatos visíveis, tais como os ritos de integração e de renovação, são importantes para a compreensão da cultura, pois sinalizam seus valores profundos.
V. Subculturas, ao contrário de contraculturas, significam rupturas com a cultura e o poder dominantes.
É correto apenas o que se afirma em
A)
II e III.
B)
II, III, IV e V.
C)
I, III e V.
D)
I, IV e V.
E)
I, II e IV.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
A) II e III.
Explicação:
I. ERRADO. Cultura se refere a hábitos e crenças da empresa. E são muito difíceis de serem alterados.
II. CERTO
III. CERTO
IV. ERRADO.
V. ERRADO. Na verdade, contraculturas que são rupturas com a cultura.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás