Respostas
Explicação:
Van Gogh foi um sujeito perturbado por problemas psicológicos, teve vários relacionamentos trágicos, sobrevivia à custa do irmão e morreu tendo vendido apenas um quadro. Ou seja, a vida não foi muito fácil para o artista.
Observando apenas o microambiente, qualquer um diria que ele foi um pintor fracassado. Porém, quando olhamos o macro, vemos hoje Vincent como um dos maiores artistas de todos os tempos.
Essa é uma lição muito importante. Muitas vezes estamos construindo algo, que ainda não temos ideia do que se tornará no futuro. Van Gogh não sabia o que ele se tornaria, ele pintava apenas porque era aquilo que ele gostava e fazia melhor.
Durante os 10 anos de carreira como pintor, o período em que Vincent passou em Arles, uma cidade ao Sul da França, foi o mais proeminente de todos. Por lá, ele chegou a completar, em menos de 2 anos, mais de 200 pinturas e mais de 100 desenhos e aquarelas. Isso significa mais ou menos 2 quadros por semana.
E o que Van Gogh nos ensina?
que quando falamos de arte, o que realmente importa é o modo como ela nos impacta e os sentimentos que nos desperta. Porém, tanto melhor compreenderemos a arte, quanto mais nos aproximarmos dos que se dedicam a produzi-la.