Sobre o método clínico apresentado por Piaget, você e uma professora conversam sobre quais as atividades mais indicadas e qual deveria ser a postura do experimentador ou do aplicador ao trabalhar com o método piagetiano. Para tanto, a psicóloga e a professora decidem analisar um relato, descrito na literatura, sobre o papel do experimentador. A atividade desenvolvida referia-se à inclusão de classes com frutas (4 maçãs e 8 bananas). No decorrer da atividade, o experimentador indagou a criança da seguinte forma: - Ao agrupar todas as frutas, pergunta à criança: - Você não acha que há mais bananas do que frutas nesta cesta? A criança respondeu: Acho. - Por quê? E a criança responde: - Não sei. De acordo com os estudos realizados nessa disciplina, assinale a alternativa correta:
Respostas
a. O experimentador não agiu corretamente, pois a prova de inclusão de classes deve ocorrer somente com flores, margaridas e rosas.
b. Na situação descrita, o experimentador deveria ter aplicado outras provas e não essa.
c. Na situação descrita, o experimentador não utilizou como referência as provas piagetianas.
d. A situação descrita revela um problema na aplicação das provas, relacionado à prática de induzir ou sugerir as respostas desejadas pelo pesquisador.
e. Para melhor avaliar essa situação e a resposta da criança, seria importante mencionar a idade da mesma, do contrário, não se podem fornecer mais opiniões.
Resposta: Letra: D
Explicação: A situação descrita revela um problema na aplicação das provas, relacionado à prática de induzir ou sugerir as respostas desejadas pelo experimentador à criança, uma vez que a profissional, ao indagar a criança, procurou induzir ou sugerir a resposta correta, indicando falta de preparo. As provas piagetianas podem ser aplicadas utilizando-se diferentes materiais. Não é necessário saber a idade do sujeito para poder avaliar suas respostas. As provas piagetianas têm objetivos diferentes de uma avaliação psicométrica.
Resposta:
d. A situação descrita revela um problema na aplicação das provas, relacionado à prática de induzir ou sugerir as respostas desejadas pelo pesquisador.