A Teoria do Apego tem como princípio que o vínculo estabelecido na infância com um cuidador funciona como um modelo mental para vida adulta. Para construir essa teoria, Bowlby se inspirou nos estudos realizados por Harlow. Sobre estes experimentos está correto afirmar que:
A- Para os bebês primatas observou que o alimento resulta em apego enquanto que o “conforto de contato” não provoca apego
Perto de um “cuidador de arame” ou na ausência de cuidador os macacos ficavam paralisados pelo medo e não exploravam o ambiente numa situação de novidade
Na presença de um estímulo de medo os filhotes agarravam-se ao “cuidador de arame”, nunca ao “cuidador macio”
O primata que tinha um “cuidador de arame” primeiro se agarravam ao modelo e depois se sentiam seguros para explorar o ambiente
B-Perto de um “cuidador de arame” ou na ausência de cuidador os macacos ficavam paralisados pelo medo e não exploravam o ambiente numa situação de novidade
C-Na presença de um estímulo de medo os filhotes agarravam-se ao “cuidador de arame”, nunca ao “cuidador macio”
D-O primata que tinha um “cuidador de arame” primeiro se agarravam ao modelo e depois se sentiam seguros para explorar o ambiente
Respostas
A presença do cuidador na Teoria do Apego gera confiança no desenvolvimento do ser, e como consequência, o indivíduo é seguro de explorar e conquistar espaços na experiência de Harlow com os macacos Rhesus. A resposta correta é a letra D.
A Teoria do Apego
Esse conceito foi criado e estudado pelo psicanalista John Bowlby (1907-1990). Mais tarde, essa teoria seria desenvolvida nos macacos Rhesus por Harlow.
Para Bowlby, o apego seria um estado natural que surge no início da vida entre relações pai-filho e principalmente, mãe-filho. A razão é biológica, fisiológica e psicológica e atende a necessidade natural de sobrevivência do ser, que quando nasce necessita diretamente de alimento e proteção.
Esse estado perdura para o resto da vida nas relações interpessoais, mas é na infância em que ele é construído como base, e afeta o resto da vida do indivíduo.
A experiência dos macacos Rhesus por Harlow
A metodologia utilizada foi agrupar os macacos dessa espécie asiática na jaula e disponibilizar um alimento e uma pelúcia que se assemelhasse a uma figura materna/paterna.
O resultado foi que, os macacos se apegaram muito mais a pelúcia, que ao alimento, básico para sobrevivência. Isso comprova a importância de ter um cuidador. A pesquisa também demonstrou as consequências psicológicas irreversíveis que a falta dos pais podem causar.
A presença do cuidador gera confiança para o crescimento, e a ausência gera insegurança, medo, depressão e dependência nas relações interpessoais.
Compreenda mais sobre os processos de desenvolvimento humano:
https://brainly.com.br/tarefa/16847588?source=archive
#SPJ1