Respostas
Resposta: MES é uma sigla em inglês que significa Manufacturing Execution Systems, que são os sistemas que gerenciam os processos produtivos no chão de fábrica.
O objetivo deste tipo de sistema é preencher a lacuna entre os sistemas responsáveis pelo planejamento da produção e os responsáveis pela medição e controle da produtividade dos equipamentos da fábrica.
Algumas das características do MES, são:
Sistema híbrido que é capaz de conversar com software e hardware
Trabalha em conjunto com ERPs para administrar as informações entre o planejamento e a execução
É possível implantá-lo de forma modular, separando o OEE (Overall Equipment Effectiveness), APS e Kanban.
O sistema MES é focado exclusivamente nos processos da indústria, ligando o chão de fábrica à gestão. Assim, essa tecnologia emite relatórios em tempo real para organizar, controlar e monitorar processos nas fábricas, alcançando a máxima eficiência e redução de custos.
Explicação:
MES (Manufacturing Execution System)
É um sistema de gestão de informação conetado aos equipamentos e linhas de fabrico que monitoriza, controla os processos e gere o fluxo de dados da fábrica com troca de informação com o sistema ERP em tempo real.
O sistema MES (Manufacturing Execution Systems) representa a modernização da manufatura. A utilização desse tipo de tecnologia, transformou a relação entre o chão de fábrica e a administração da companhia. Veja neste artigo como funciona o MES e quais as vantagens de integrá-lo ao seu sistema de gestão.