O edema pode ser definido como o acúmulo anormal de líquido no “terceiro espaço”, incluindo espaços de tecido intercelular ou cavidades do corpo. O líquido no “terceiro espaço” é isolado e, desse modo, não contribui para as taxas funcionais da água corporal dentro do corpo. O edema é avaliado com base na gravidade (graus 1+, 2+, 3+, 4+) e pode ser classificado com o sinal de cacifo e sem esse sinal. Se for aplicada pressão pelo dedo ou polegar a uma área com edema, ela é classificada como edema com sinal de cacifo, quando uma pressão ou cacifo permanece após a remoção do dedo.
MAHAN, L. K.; RAYMOND, J. L. Krause alimentos, nutrição e dietoterapia. 14 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2018.
Existem várias situações patológicas que promovem a saída de líquido para o tecido intercelular ou cavidades do corpo causando edema. Sobre este tema estudado em nossa Unidade 06 do Livro da Disciplina, analise e responda os questionamentos abaixo:
a) APONTE se a desnutrição energético-proteica pode ou não pode causar edema, e em caso de resposta afirmativa, CITE qual tipo de edema esta irá causar.
b) EXPLIQUE por que o edema ocorre em casos de desnutrição energético-proteica.
c) CITE dois exemplos de situações patológicas na qual o edema pode ocorrer.
Anônimo:
tenho o mapa por 20 reais = 44 998719590
Respostas
respondido por:
4
A) Sim, a falta de proteínas causa edema por falta de tecido conjuntivo que mantenha as estruturas no lugar, o edema será do tipo comum.
B) O edema acontece justamente por falta de sustentação estrutural e também por mudanças na osmolaridade.
C) No caso de infecções na pele, há edema pela inflamação e também no caso de efusões, há edema pelo trauma.
Como o edema é tratado?
Ele é tratado com compressas, alimentação saudável e com anti-inflamatórios, se for de causa inflamatória, fora isso, não há um tratamento específico.
Venha estudar mais sobre edemas
https://brainly.com.br/tarefa/17258507
#SPJ1
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás