5. Considerando os dados e as teorias apresentados no capítulo, justifique a importância da interven ção do Estado no combate ao problema da fome em um contexto de economia de mercado.
Respostas
Resposta:
Até os anos 30, os problemas de abastecimento estavam associados à questão da oferta de alimentos para a população. Desse período até o final dos anos 80, a fome passou a ser encarada como um problema de intermediação e as políticas se voltaram para a regulação de preços e controle da oferta. A partir dos anos 90, os problemas de abastecimento passaram a ser combatidos, supostamente, através da desregulamentação do mercado na esperança de que o crescimento econômico pudesse proporcionar renda, emancipando as famílias pobres e alcançando a cidadania.
Explicação:
esPero ter ajudado
bons estudos
A economia de mercador necessita da regulação burocrática do Estado para unir questões sociais e econômicas. O problema da fome é prioritariamente social, por isso se faz necssária a intervenção do Estado.
Estado e economia de mercado contra a fome
A economia de mercado possui a vantagem de prover qualidade e eficiência de produtos e seviços em larga escala. No entanto, ela não é capaz de solucionar todos os problemas.
Desta forma é preciso que o Estado atue para mitigar os problemas sociais, muitos deles causados pela própria economia de mercado, como as grandes desigualdades sociais.
A fome é um dos problemas que a economia não consegue resolver sozinha. Por isso, o Estado precisa atuar com programas sociais de distribuição de renda e de acesso à alimentação para todos.
Assim, Estado e economia podem atuar juntos para promover o bem geral.
Saiba mais sobre Estado e economia de mercado aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/39707671
#SPJ2