Quando falamos em métodos de avaliação dos estoques, há três métodos que são os mais analisados pela literatura contábil-financeira, sendo que o PEPS e o CMP são os mais utilizados pelas empresas brasileiras. Porém, existem outros métodos para a avaliação de materiais. Dentro deste contexto, assinale cada terminologia com sua explicação conceitual. Depois marque a sequencia correta.
1 Preço de venda.
2. Valor de mercado – NIFO.
3. Custo específico.
4. Custo arbitrado.
( ) Significa valorizar cada unidade do estoque ao preço efetivamente pago para cada item especificamente determinado. É usado quando for possível identificar o preço específico de cada unidade, mediante identificação física. Esse critério só é aplicável em alguns casos, em que a quantidade, o valor ou a própria característica da mercadoria ou material o permitam, como no caso de revenda de automóveis.
( ) É uma avaliação pelos valores de entrada, na mesma linha de custo pela média ponderada móvel, apesar de os controles serem a preços de venda. O método também chamado de “valor de mercado”, consiste na apuração do total do estoque a preços de venda, quer através de contagem física ou de controle permanente, valorizando os preços unitários de venda, que são convertidos a valores de entrada mediante a sua multiplicação por quociente médio do custo com relação aos preços de venda a varejo para o período corrente.
( ) o valor do próximo produto a ser adquirido é aquele que servirá de base para a avaliação dos estoques. Esse método já está sendo amplamente utilizado pelas empresas pecuárias, de produção agrícola e de extração mineral. Como a prática já era corrente, a Lei das Sociedades Anônimas (art. 183 §4.º), previu essa possibilidade ao dispor que “os estoques de mercadorias fungíveis destinadas à venda poderão ser avaliados pelo valor de mercado quando esse for o costume mercantil aceito pela técnica contábil3”.
( ) Esse critério é arbitrário e sua imposição, pelo Fisco, objetiva penalizar as empresas que não possuem Contabilidade de Custos adequada, levando-as a supervalorizar os estoques, gerando maior lucro e maior incidência de Imposto de Renda.
A - 1,2,3,4.
B - 2,4,1,3.
C - 3,1,2,4.
D - 3,2,4,1.
E - 4,1,3,2.
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
C - 3,1,2,4.
Explicação:
respondido por:
1
Resposta:
C - 3,1,2,4.
Explicação:
Gestão de Custos, José Laudelino e Tatiane Antonovz, Curitiba 2016, Editora Fael, 3 - Materiais como componentes de custos, Página 58-60
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás