Abaixo postamos duas fontes. Uma é um texto informativo produzido pelo Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico e Nacional, órgão de proteção aos bens culturais do Brasil. A outra é uma imagem do lugar “Cachoeira de Iauaretê ou Cachoeira da Onça”, em São Gabriel da Cachoeira, Amazonas. Ambas informam sobre o bem cultural que é justamente conhecido por esse mesmo nome. Leia atentamente esses dois documentos.
Fonte textual – jornalística
“A Cachoeira de Iauaretê ou Cachoeira da Onça (Cachoeira de Iauaretê - Lugar Sagrado dos Povos Indígenas dos Rios Uaupés e Papuri) corresponde a um lugar de referência fundamental para os povos indígenas que habitam a região banhada pelos rios Uaupés e Papuri, reunidos em dez comunidades, multiculturais na maioria, compostas pelas etnias de filiação linguística Tukano Oriental, Aruak e Maku. Sua inscrição no Livro de Registro dos Lugares foi realizada em 2006. Localizada na região do Alto Rio Negro, distrito de Iauaretê, município de São Gabriel da Cachoeira, no Estado do Amazonas, ela corresponde a um lugar de referência fundamental para os povos indígenas que habitam a região banhada pelos rios Uaupés e Papuri.
Várias pedras, lajes, ilhas e paranás da Cachoeira simbolizam episódios de guerras, perseguições, mortes e alianças descritos nos mitos de origem e nas narrativas históricas destes povos. Locais onde ocorreram fatos marcantes relacionados à criação da humanidade e ao surgimento de suas respectivas etnias. Esses lugares remetem à criação das plantas, dos animais e de tudo o que seria necessário à vida no local e à sobrevivência dos descendentes dos primeiros ancestrais. No processo de Registro estão documentados 17 desses pontos de referência na Cachoeira de Iauaretê, testemunhos fundamentais da fixação desses grupos naquele território.
Para as comunidades multiculturais locais, a Cachoeira de Iauaretê é seu lugar sagrado, onde está marcada a história de sua origem e fixação nessa região. A história do estabelecimento das relações de afinidade que vêm permitindo, até hoje, a convivência e o compartilhamento de padrões culturais entre esses diversos grupos que coabitam o mesmo território, há milênios.
Apesar do multilinguismo e das diferenças culturais, as quatorze etnias presentes nessa região – Arapaso, Bará, Barasana, Desana, Karapanã, Kubeo, Makuna, Miriti-tapuya, Pira-tapuya, Siriano, Tariana, Tukano, Tuyuka e Wanano – estão articuladas em uma rede de trocas e identificadas no que diz respeito à cultura material, à organização social e à visão de mundo. Todos esses índios, somados, representam mais de 30 mil moradores vivendo em povoados e sítios distribuídos entre os rios da região e nos dois núcleos urbanos ali existentes: São Gabriel da Cachoeira, o principal centro administrativo e econômico, e Santa Isabel do Rio Negro”.
A partir da análise da fonte textual e da imagem, analise as afirmações a seguir:
I. A cachoeira do Iauaretê é um lugar religioso e sagrado para todos os brasileiros.
II. Em torno da cachoeira de Iauaretê sociabilidades e relações de pertencimento social foram definidas.
III. A cachoeira do Iauaretê tem uma significância religiosa para algumas coletividades, e, no geral, expressa aspectos da história e da cultura brasileira.
IV. Na preservação de fazeres e identidades religiosas importa a salvaguarda dos espaços nos quais esses acontecem ou são vivenciados pelas coletividades.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.
Alternativa 2:
II e III, apenas.
Alternativa 3:
III e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, II e III, apenas.
Alternativa 5:
II, III e IV, apenas.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Explicação:
profgeoluis:
Não tem resposta nenhuma...
respondido por:
7
Resposta:
II,III e IV
Explicação:
Foi a qual respondi, alternativa 5
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás