• Matéria: Administração
  • Autor: paulomachadocris
  • Perguntado 3 anos atrás

De acordo com Boechat (2019, p. 103):

[...] o governo tem as funções: Estabilizadora, Distributiva e Alocativa. Vamos compreender cada uma delas? Função Estabilizadora: o governo ter a função estabilizadora significa que ele precisa manter a economia estabilizada. Você pode verificar, por exemplo, que o governo tem estado bastante preocupado com os níveis de preços na economia, ou seja, o governo tem se preocupado com o nível da inflação. Função Distributiva: essa função do Estado e exatamente o que o nome dela diz, ou seja, distribuir melhor os recursos, tentar retirar de quem tem muito para oferecer a quem não tem nada ou pouco tem. Função Alocativa: significa que o Estado deve atuar em áreas da economia na qual o setor privado não tem muito interesse em atuar, ou seja, o governo irá alocar recursos em áreas que, se ele não atuar, não ofertarão os serviços necessários, já que o setor privado não fara essa oferta de serviços. Como o saneamento básico, que exige um investimento muito elevado e, nem sempre, haverá empresa privada disposta a fazê-lo. Então, diante das funções do governo, e importante definirmos os bens públicos, que são bens de uso coletivo, cuja principal característica e a impossibilidade de excluir determinados indivíduos de seu consumo, uma vez delimitado o volume a disposição do público. Exemplo disto é: meteorologia, defesa nacional e serviços de despoluição.

Dessa forma, a partir do texto acima, é possível perceber que o governo possui diversas funções no contexto das interações econômicas e sociais, uma vez que, dado a existência de falhas no mercado, o governo pode, às vezes, melhorar os resultados do mercado. Dentro desse contexto, pode-se dizer que as políticas adotadas pelos governos devem alguns objetivos. Sobre esse assunto, avalie as afirmativas:

I. Geração de emprego e controle de inflação.
II. Deflação, distribuição de renda e empregos.
III. Crescimento econômico e distribuição de renda.
IV. Manutenção da distribuição de renda, elevação dos preços para parte da população e controle de preços.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.

Alternativa 2:
I e II, apenas.

Alternativa 3:
I e III, apenas.

Alternativa 4:
II e IV, apenas.

Alternativa 5:
I, II, III e IV.


Anônimo: Tem interesse? me chame aqui ( TRINTA E QUATRO ) NOVE OITO OITO ZERO NOVE - NOVE DOIS ZERO TRES.
Anônimo: ME CHAME AQUI: ( TRINTA E QUATRO ) NOVE OITO OITO ZERO NOVE - NOVE DOIS ZERO TRES.
Anônimo: ME CHAME AQUI!!! ( 3️⃣4️⃣ ) 9️⃣ OITO 8️⃣ ZERO NOVE - 9️⃣ DOIS ZERO 3️⃣.
Anônimo: ME CHAME AQUI!!! ( 3️⃣4️⃣ ) 9️⃣ OITO 8️⃣ ZERO NOVE - 9️⃣ DOIS ZERO 3️⃣.
Anônimo: https://contate.me/me.ajuda

Respostas

respondido por: matheusfbahia
10

Resposta:

Alternativa 3: I e III, apenas

Explicação:

Os objetivos do governo são, Alto nível de emprego, Estabilidade de preços (contrele da inflação), Cresciemnto econômico e Distribição de renda.

Pág 104 do livro. ;)


dudinhaascencio: tenho mapa : 11 947258233
respondido por: fabiannareis1
2

Sobre os objetivos do governo quanto a economia de um país as afirmativas I e III estão corretas. Alternativa 3.

Objetivos da Politica Macroeconômica

A política macroeconômica é uma série de ações e decisões tomadas por um governo para garantir o cumprimento de metas e e objetivos para o desenvolvimento econômico de um país.

Os objetivos do governo são:

  • Alto nível de emprego
  • Estabilidade de preços
  • Crescimento econômico
  • Distribuição de renda

O alto nível de emprego busca um equilíbrio entre a oferta e a demanda, ou seja, quanto mais pessoas trabalhar e receber um salário, poderá gastar com produtos e serviços e dessa forma terá mais dinheiro na economia tanto na produção de bens e serviços, como no consumo.

A estabilidade de preços é controlada pela inflação, o ideal é que a inflação esteja a zero (neutra) sendo que altos níveis de preços ou baixíssimos níveis de preços desestabiliza a economia.

O crescimento econômico é um progresso econômico que visa estimular a atividade produtiva a fim de aumentar o produto nacional, fato que ocorre quando existe desemprego e capacidade ociosa.

A distribuição de renda também é uma meta da politica macroeconômica, no qual tem até uma teoria a respeito da desigualdade social pelo professor Albert Hirschman chamado "efeito túnel" que aborda a estagnação de um grupo de pessoas esperando sua vez de seguir o seu caminho e outras começando a andar em um trânsito dentro de um túnel. Uma realidade que temos na qual enquanto pessoas conseguem além do que precisam outras ficam estagnada com o mínimo.

Diante dos exposto podemos afirmar que as afirmativas I e III estão corretas.

Aprenda mais sobre Macroeconomia, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/8358180

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares