Fisiologicamente é esperado uma regressão das funções cognitivas no processo de envelhecimento que acarretam em alterações que interferem desde a memória até a linguagem. No entanto, estas alterações afetam de formas e velocidades diferentes a cada idoso. Assim, algumas medidas aumentam a chance de retardo dessa regressão e, consequentemente, a melhora e/ou manutenção da interação entre idoso e sociedade.
Santos, Aliny de Lima. Abordagem Interdisciplinar em Gerontologia. Maringá: Unicesumar, 2021.
Considerando as ações que visam a melhora e/oumanter a função cognitiva no envelhecimento, assinale a afirmação correta.
Alternativas
Alternativa 1:
O desempenho cognitivo tem fatores associados tais como: bons relacionamentos com outras pessoas, engajamento familiar, integração social e suporte emocional.
Alternativa 2:
A função cognitiva é totalmente dependente dos aspectos biológicos, pois as condições genéticas são determinantes para o declínio cognitivo.
Alternativa 3:
Idosos saudáveis não apresentam alteração das funções cognitivas.
Alternativa 4:
Qualquer alteração cognitiva no idoso refere-se ao diagnóstico de quadros demenciais.
Alternativa 5:
O envelhecer acarreta em alterações da função cognitiva mesmo em situações fisiológicas normais, assim, todos os idosos evoluem com perdas de habilidades cognitivas semelhantes.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Alternativa 1.
Explicação:
Fatores como: bons relacionamentos com outras pessoas, engajamento familiar, integração social e suporte emocional podem estar relacionados ao envelhecimento saudável, causando a redução das taxas de comprometimento e declínio cognitivos bem como de demência.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás