Respostas
Resposta:
1) O átomo é a unidade fundamental da matéria e a menor fração capaz de identificar um elemento químico, pois detém sua identidade.
2) A estrutura do átomo é dividida basicamente em duas regiões: o núcleo, que é formado pelos prótons e nêutrons, e a eletrosfera, formada por elétrons e um grande vazio.
3) Os átomos são constituídos por partículas elementares: os prótons, os nêutrons e os elétrons.
4) Um conjunto de átomos que apresentam no interior do seu núcleo a mesma quantidade de prótons, ou seja, átomos com o mesmo número atômico.
5) Define-se elemento químico como um conjunto de átomos que apresentam no interior do seu núcleo a mesma quantidade de prótons, ou seja, átomos com o mesmo número atômico (característica representada pela letra Z).
6) O número de massa (A) determina a quantidade de partículas presentes no núcleo de um átomo, pois é a soma do número de prótons (p) mais os de nêutrons (n).
7) Os elementos químicos são formados por conjuntos de átomos que possuem o mesmo número atômico ou número de prótons.
8) O átomo no estado fundamental é neutro, pois ele possui a mesma quantidade de elétrons e de prótons. Isso significa que as cargas negativas dos elétrons anulam as cargas positivas dos prótons, assim, o átomo fica neutro.
9) A eletrosfera faz referência à região externa do núcleo de um átomo na qual se localizam os elétrons (parte do átomo que apresenta carga negativa). Eles giram em torno do núcleo, que é composto por prótons (parte do átomo que apresenta carga positiva) e nêutrons.
10) Os isótopos, isóbaros e isótonos são classificações dos átomos dos elementos químicos presenta na tabela periódica, de acordo com a quantidade de prótons, elétrons e nêutrons presentes em cada um deles. Assim, os isótopos são elementos que apresentam mesmo número de prótons, os isóbaros possuem mesmo número de massa, enquanto que os isótonos possuem mesmo número de nêutrons.
espero ter ajudado! :)