Ao destruir uma paisagem de árvores de troncos retorcidos, folhas e arbustos ásperos sobre os solos ácidos, não raro laterizados ou tomados pelas formas bizarras dos cupinzeiros, essa modernização lineariza e aparentemente não permite que se questione a pretensão modernista de que a forma deve seguir a função. HAESBAERT, R. “Gaúchos” e baianos no “novo” Nordeste: entre a globalização econômica e a reinvenção das identidades territoriais. In: CASTRO, I. E.; GOMES, P. C. C.; CORREA, R. L. (Org.). Brasil: questões atuais da reorganização do território. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008. O processo descrito ocorre em uma área biogeográfica com predomínio de qual biomas
Respostas
Plantas com troncos retorcidos, folhas ásperas em solos ácidos
A área biogeográfica citada é o Cerrado. Podemos concluir isto, graças as características da vegetação que foi descrita no início do texto.
Características de plantas do cerrado
Segundo o texto, as paisagens do ambiente observado, contém plantas com:
- Troncos retorcidos (imagem 1);
- Folhas e arbustos ásperos (imagem 2 - caule a esquerda);
- Vivem em solos ácidos.
Tais características, são encontradas em plantas que vivem no bioma Cerrado.
Essas plantas, possuem esses aspectos, porque assim conseguem sobreviver, se desenvolver e reproduzir diante as adversidades encontradas no bioma cerrado.
O cerrado possui as seguintes características básicas:
- Clima quente e seco (imagem 3 e 4);
- Épocas de chuvas bem definidas;
- Queimadas naturais nas épocas de seca (imagem 5).
Curiosidade: O cerrado é também conhecido como savana brasileira, porque apresenta características semelhantes a de uma savana.
Para saber mais sobre biomas e o cerrado, não deixe de acessar aqui: https://brainly.com.br/tarefa/2378680