• Matéria: Filosofia
  • Autor: prjuniorgiacmassi198
  • Perguntado 3 anos atrás

Não é de hoje que os governantes fizeram uma descoberta importante para se manterem no poder: que um dos meios mais eficientes de manter o controle sobre os povos é fazer acreditar os seus súditos, que o seu poder civil seja fruto de uma decisão de um ente divino. Isso já tem séculos de história. Os Faraós, no antigo Egito; os pajés das tribos aqui nas Américas; os reis e imperadores Maias, Astecas e Incas, ou eram considerados deuses ou eram seus representantes diretos. Na Roma antiga, onde havia um poder civil, predominou a ideia de que os imperadores eram deuses, legitimando dinastias inteiras por longos séculos. Isso ficou mais claro com a união do Cristianismo como a religião do estado de Roma (Teodósio I declara-a a religião oficial do Império no ano de 392 d.C).
​GREGGERSEN, Gabrielle. Educação Cristã e Ensino Religioso. Maringá PR, 2020

​Sobre a relação entre Estado e Religião, analise as afirmações a seguir:
I - A Religião precisa do Estado, assim como o Estado precisa da Religião.
II - A relação entre ambos sempre foi difícil, mas, nem por isso, houve rompimentos.
III - A Religião e o Estado caminham juntos e não há como separá-los porque ambos são instituições sociais.
IV - É necessário que o Estado tenha autonomia em sua atuação e para isso é imprescindível a separação entre a Religião e o Estado.
V - É totalmente falaciosa a ideia da separação entre Estado e Religião, uma vez que já ficou historicamente comprovado que isso nunca aconteceu de fato.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:
I e IV, apenas.

Alternativa 2:
III, apenas.

Alternativa 3:
II, III e IV, apenas.

Alternativa 4:
IV, apenas.

Alternativa 5:
III e IV, apenas​


prjuniorgiacmassi198: valeu

Respostas

respondido por: amanda2021317313
5

Resposta:

alternativa c

Explicação:

confia na mãe


Anônimo: O Estado não pode "estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-las, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público" (artigo 19, I, Constituição Federal).
fabioferreirajfs: Quanto a resposta acima, "alternativa c" está errada, pois:
fabioferreirajfs: ...III - A Religião e o Estado caminham juntos e não há como separá-los porque ambos são instituições sociais e
IV - É necessário que o Estado tenha autonomia em sua atuação e para isso é imprescindível a separação entre a Religião e o Estado. Sendo assim opostas e a alternativa c é composta por II, III e IV.
fabioferreirajfs: ....e no meu entendimento seria a Alt. D, ou seja: IV - É necessário que o Estado tenha autonomia.....
raimundimalves: RESPOSTA CORRETA - IV APENAS
Perguntas similares