Respostas
Resposta:
Oligarquias dissidentes são elites locais que disputam o poder político.
Buscando aumentar o seu poder político e prestígio social.
Resposta:
As primeiras décadas do regime republicano brasileiro são conhecidas como oligarquia. Nesse período (1889 – 1930), os destinos da nação eram regrados pelos grandes proprietários rurais de agricultura e pecuárias, que tinham grande influência política e econômica.
Esses proprietários rurais eram conhecidos como coronéis e exerciam domínio sobre a produção de café e de leite nos dois estados mais endinheirados e com mais eleitores no país, São Paulo e Minas Gerais respectivamente.
Esse sistema era conhecido como política do café com leite por causa da troca de poder entre São Paulo e Minas Gerais. O poder estava sempre restrito as famílias ricas, que formavam uma oligarquia cafeeira e controlavam as eleições.
Mesmo com a existência de um sistema representativo, a corrupção do processo eleitoral, troca de favores e outros métodos corruptivos atrapalhavam a promoção de outros grupos políticos.
Assim, começaram a aparecer nas regiões Nordeste e Sul, as oligarquias dissidentes. Elas resistiam e lutavam contra as forças políticas de Minas Gerais e São Paulo
Durante este período, houve um extremo favorecimento da região Sudeste do Brasil, enquanto que as demais regiões recebiam pouco ou nenhum