Me ajudem pfvr
A respeito do voto de cabresto e do voto censitário na História do Brasil:
a) Ambos coexistiram durante a Primeira República, até a Constituição de 1934, que instituiu o voto secreto e, inclusive, o voto feminino.
b) O voto de cabresto foi marcante na história eleitoral da Primeira República, enquanto o voto censitário foi oficialmente abolido pela Constituição de 1891.
c) Ambos estiveram intrinsecamente relacionados ao coronelismo, e foram largamente praticados ao longo do século XX, principalmente nos povoados rurais submetidos ao mandonismo local.
d) O voto de cabresto foi praticado durante a República da Espada, quando os eleitores eram obrigados a expor seu voto e a se identificar de forma escrita, em substituição ao voto censitário, eliminado na primeira Constituição da República.
e) Ambos caíram em desuso durante o Estado Novo, período em que houve eleições indiretas, via parlamento, para todos os cargos públicos, conforme determinava a Constituição de 1937.
Respostas
Resposta:
Explicação:
O Voto censitário permite apenas um determinado grupo que cumprem determinados requisitos ao direito de voto. O voto de cabresto é um instrumento utilizado durante a primeira república para manipular o voto de um grupo determinado. Portanto, a alternativa correta é a B.
Sufrágio censitário e cabresto
O voto censitário originou-se no final do Antigo Regime, inspirada pelo iluminismo. Esse tipo de voto se direciona ao grupo dirigente. No Brasil, ocorreu durante o Período Imperial e direcinou à população masculina, livre e acima de 25 anos com renda anual de 100 mil réis.
Com a Proclamação da República, uma nova Constituição foi promulgada e o voto censitário foi abolido e instituido o voto universal, com excessão das mulheres e analfabetos No entanto, havia a prática do voto de cabresto. O voto era aberto, e lideranças locais chatagiavam eleitores a votarem em seus candidatos. Esse mecanismo durou até 1930.
Sobre voto:https://brainly.com.br/tarefa/27812425
#SPJ2