Greggersen (2020) destaca que os cinco eixos do Esnino Religioso são definidos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais como: Escrituras Sagradas, Culturas e Religiões,Teologias, Ethos e Ritos. Compreendendo o eixo do Rito, Costa (2007) afirma que “mesmo em tempos recentes, persistem ritos com madrinhas de carregação e de consagração. Estas últimas conduzem as crianças ao altar e as transferem aos padrinhos de batismo. As outras seguram a criança depois de batizada, numa curta cerimônia de consagração a um santo escolhido como seu protetor, geralmente, diante de um altar secundário, numa outra forma de gravar hierarquias, proximidades e papéis substitutos na linhagem dos compadrios, enlaçada nesses ritos”, trata-se de um dos muitos ritos que fazem parte de nossa sociedade sendo considerados uma série de práticas celebrativas das tradições religiosas.
Greggersen, Gabriele. Educação Cristã e Ensino Religioso. Maringá - PR.: UniCesumar, 2020. Reimpresso 2021.
COSTA, Suely Gomes. Sociabilidades políticas e relações de gênero: ritos domésticos e religiosos no Rio de Janeiro do século XIX. Revista Brasileira de História, v. 27, n. 54, p. 39-57, 2007.
Sobre os ritos, leia com atenção as afirmações abaixo:
I) Pode-se afirmar que os ritos propiciatórios tem como objetivo a descoberta do futuro por meio do Transcendente, enquanto os ritos divinatórios visam a purificação através de sacrifício e rezas.
II) Os símbolos religiosos são tidos como facilitadores da compreensão dos acontecimentos sob a perspectiva do Transcendente, como as imagens, patuás, escritos religiosos, vestimentas e a legislação educacional.
III) Pertencem ao mesmo eixo dos ritos religiosos: o símbolo e a espiritualidade que por meio da religiosidade o remetem ao Transcendente, assim como o valor moral que precisa sobrepor a superficialidade da ação humana.
IV) Sobre a questão ética, ao abordar os ritos no Ensino Religioso, podemos destacar suas funções críticas e utópicas, valorizando a relação fim e significado num espaço do ser onde o humano não pode ser enquanto indivíduo, senão incluso numa sociedade que o significa.
É correto afirmar somente:
Alternativas
Alternativa 1:
Estão corretas apenas as afirmações I, III e IV.
Alternativa 2:
Estão corretas apenas as afirmações II, III e IV.
Alternativa 3:
Estão corretas apenas as afirmações I e III.
Alternativa 4:
Estão corretas apenas as afirmações III e IV.
Alternativa 5:
Estão corretas apenas as afirmações I, II e IV.
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
II, III. IV.
Explicação:
respondido por:
2
Resposta:
Alternativa 2:
Estão corretas apenas as afirmações II, III e IV.
Explicação:
pag. 172, 173 do livro
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás