Marília foi professora em uma escola especializada para surdos durante muito tempo, mas nunca se sentiu realizada porque não conseguia identificar que seus alunos estavam avançando em seus estudos. Também percebia que eles não estavam integrados na sociedade e não desenvolviam uma comunicação eficiente nem mesmo entre eles. No final da década de 1990, a escola mudou de abordagem educacional. Marília se dedicou a estudar com profundidade a nova abordagem adotada e hoje se considera realizada pois muitos de seus alunos fizeram curso superior e até mesmo pós-graduação. Com base no exposto e pautado nos estudos da disciplina, avalie as afirmativas a seguir: I. A abordagem inicialmente adotada por Marília era o oralismo. II. A dedicação de Marília e seus anos iniciais de trabalho era no sentido de "normalizar" o surdo. III. A abordagem adota no final da década de 1990 foi o bilinguismo, cuja concepção é de "marca com significado social". IV. Para atuar como docente de surdos a partir da nova abordagem adota pela escola, Marília precisou aprender Libras. É correto o que se afirma em:
Respostas
Resposta:
Alternativa 2:
I, II e IV, apenas.
Explicação:
A III está incorreta pq: A surdez é entendida pelos defensores da Comunicação Total não como uma patologia (doença), nem como uma deficiência que precisa ser normalizada, como os oralistas entendem, mas como uma “marca” com “significações sociais” (CICCONE, 1990, p. 7)
pg. 29 do livro de Libras 2022
O bilinguismo tornou-se a metodologia de comunicação mais importante e eficiente para os indivíduos, de forma que representa uma das bases para a identidade surda, possibilitando novas formas de trabalho Alternativa 2: I, II e IV, apenas.
Como é caracterizado o ensino para surdos?
O ensino para surdos passa por diferentes vertentes ao longo da história, embora tanto a oralidade, quanto a língua de sinais sejam eficientes, mas o bilinguismo passou a ser mais considerado.
O trabalho de Marília, no texto, de fato, iniciou-se com o oralismo, mas passou a ser trabalho com o bilinguismo, por ser um modelo comunicativo mais aceito e identitário entre os surdos.
Mais sobre educação para surdos: brainly.com.br/tarefa/20781713
#SPJ5