Respostas
Conjugação verbal é a flexão de um verbo em todos os seus modos, tempos, pessoas, números e vozes. Aparece estruturada numa ordem convencionada.
Existem três conjugações principais: a 1.ª conjugação para verbos terminados em -ar, a 2.ª conjugação para verbos terminados em -er e a 3.ª conjugação para verbos terminados em -ir.
Para cada conjugação, existe um modelo que indica as formas que as flexões verbais devem assumir na conjugação. Portanto, esse modelo é chamado paradigma. De acordo com a relação que os verbos estabelecem com os paradigmas, eles podem ser classificados em: regulares, irregulares, defectivos e abundantes.
O que é verbo regular
Os verbos regulares obedecem precisamente ao paradigma da respectiva conjugação. Por exemplo: falar, vender e partir.
O que é verbo irregular
Os verbos irregulares não seguem o paradigma da respectiva conjugação, podendo ter irregularidades no radical ou nas desinências. Por exemplo: ir e ser são verbos irregulares.
O que são verbos defectivos
Os verbos defectivos não são conjugados em determinadas pessoas, tempos ou modos. Abolir e reaver, por exemplo, são verbos defectivos.
O que são verbos abundantes
Os verbos abundantes apresentam mais de uma forma para determinada flexão. Por exemplo: ganhar e imprimir são verbos abundantes.