Desde valores ensinados na família, até regras estabelecidas no ambiente profissional, todas as faces do humano se fazem presentes no trabalho; por aqui se coloca o aspecto coletivo na gestão de equipes. Coletivo que não pode ser pensado apenas como quantidade de pessoas e o que se produz nessa junção, mas também pela coletividade histórica, cultural, social, biológica que acompanha cada profissional. Entendemos os indivíduos, as organizações e a sociedade como sistemas, adotando o conceito de Morin (1996, p. 278) em que “todos os objetos que conhecemos são sistemas, ou seja, estão dotados de algum tipo de organização”.
KASPARY, M. C.; SEMINOTTI, N. A. Os processos grupais e a gestão de equipes no trabalho contemporâneo: compreensões a partir do pensamento complexo. Rev. Adm. Mackenze, v. 13, n. 2 , São Paulo, mar/abr. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ram/v13n2/02.pdf. Acesso em: 02 jun. 2021.
O texto anterior relata a importância e a necessidade das relações sociais. No meio corporativo existe duas formas de junção de pessoas, denominado como grupos e equipes, e funcionam como estratégias humanas para organizar a vida em conjunto, seja no trabalho ou na vida em sociedade. Sendo assim, em relação as características que diferenciam os grupos e as equipes, analise afirmativas.
I. Não há necessidade de vínculo emocional dentro de um grupo para a realização do trabalho, pois não depende de interdependência ou espírito coletivo.
II. Os grupos são somente unidades de trabalho autônomas ou semiautônomas sem necessidade de coação ou pressão.
III. Para um bom desenvolvimento de uma equipe se faz preciso que a meta seja compartilhada a todos os membros.
IV. O compartilhamento de responsabilidade pelo trabalho realizado é uma característica central da equipe.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
II e III, apenas.
Alternativa 2:
I, II e IV, apenas.
Alternativa 3:
I, III e IV, apenas.
Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Respostas
Resposta:
Alternativa 03- 1,3 e 4 apenas
Explicação:
resposta completa na pagina 143 do livro.
Alternativa 3:
I, III e IV, apenas.
Para a execução de uma tarefa em grupo não é necessário vínculo emocional, pois é necessário que uma meta seja estabelecida, contudo as responsabilidades devem ser distribuídas entre os membros do grupo. A resposta desta questão é alternativa III: apenas I,III e IV.
O dilema do trabalho em grupo
Trabalhar em grupo nunca é fácil, pois é necessário a união de indivíduos diferentes em em prol de um mesmo propósito, ou seja é necessário fazer com que pessoas diferentes em termos de cultura colaborem.
Para colaborarem elas precisam de uma meta a ser batida, pois não é necessário que tenham um apego emocional pelo grupo, então estabelece uma meta serve como propósito, contudo é necessário a distribuição de tarefas entre os membros, para não ocorrer o sobrecarga de membros com acúmulo de tarefas, e com a distribuição é possível a cooperação de todos os participantes.
Mais assuntos relacionados a grupos sociais:
https://brainly.com.br/tarefa/28857333?referrer=searchResults
#SPJ2