• Matéria: Pedagogia
  • Autor: dza0908231657
  • Perguntado 3 anos atrás

Classes sociais é um conceito central para compreendemos as desigualdades sociais. Este conceito evidencia as distâncias sociais significativas numa sociedade. A relação que se estabelece entre elas é de dominação, conflitos e interesses. Na prática, o acesso aos bens culturais, econômicos, educação e prestígios marcam esta relação, além da relação de subordinação. O resultado é sempre um conflito constante entre classe oprimida e classe dominante. Segundo Marx a luta de classe é o motor da história, isto é, a luta de classe faz a história se mover. “Para Marx, o capitalismo se organiza em torno de um conflito central entre capitalistas e classe operária, entre detentores dos meios de produção e proletários unicamente de sua força de trabalho, explorados pelos primeiros. Segundo essa tese da polarização das classes sociais, a pequena burguesia está destinada a desaparecer, absorvida pelo proletariado, ao passo que este empobrece constantemente; encontramos aqui a tese de mais-valia relativa, segundo a qual as melhorias técnicas na grande indústria e o aumento da produtividade de uma fração de operários cada vez mais instruídos baixam o custo das mercadorias que entram na reprodução da força de trabalho. Assim, ‘o trabalho torna-se pobre e o pauperismo cresce mais rapidamente do que a população e a riqueza” (DURAND, 1995,90)

Fonte: DURAND, J. D. A Sociologia de Marx. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1995 [Biblioteca Virtual] Acesso: 5/03/2021

Neste sentido é correto afirmar:

Grupo de escolhas da pergunta

Na manufatura ou na oficina, o operário serve-se das ferramentas para agilizar os processos de produção. Produção em grande quantidade otimizam custos gerando valor para o consumidor.

Na concepção marxista, a sociedade se organiza em torno de um conflito central entre capitalistas e classe operária. Os capitalistas são os detentores dos meios de produção e, a classe dominada, para sobreviver, vendem sua força de trabalho como uma mercadoria em troca de salário.

A decadência do sistema feudal e o surgimento do mercantilismo trazem uma nova ordem econômica baseada no comércio, com a defesa da livre iniciativa, e no individualismo. Estas características estão presente nas sociedades modernas.

O pensamento contemporâneo resulta de uma tentativa de encontrar respostas à crise do projeto filosófico da modernidade. Um dos aspectos centrais dessa crise é o questionamento da subjetividade como ponto de partida da tentativa de fundamentação do conhecimento e da ética.

Como vantagem competitiva, a Internet das Coisas (IoT) possibilita maior eficiência produtiva. Todas as informações que são geradas ganham significados e tornam-se a base para a funcionalidade e eficiência nas indústrias.

Respostas

respondido por: xmaggiemarquesx
0

Sobre classes sociais sabe-se que de acordo com Marx a sociedade é organizada em torno do conflito central entre a classe operária e capitalistas. Os detentores dos meios de produção são os capitalistas e a classe operária ou classe dominada vende sua força de trabalho para obter um salário para sobreviver. Portanto, a opção b é a correta.

Características das Classes Sociais

  • É caracterizado por um grupo pertencente a sociedade que é diferenciado por sua cultura, característica econômica ou política.
  • Marx conclui com seus estudos que as bases econômicas de todos os períodos históricos são compostos pelo antagonismo entre os grupos de oprimidos e opressores. Esse antagonismo no capitalismo é expresso pelas classes sociais.

Entenda mais sobre as Classes Sociais aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/6402856

#SPJ1

Anexos:
Perguntas similares