QUESTÃO 1 A informação em saúde é imprescindível para que se tomem as decisões corretas para melhorar o nível de saúde de uma determinada população. Nesse sentido, surgem os sistemas de informação em saúde (SIS) que é definido como um conjunto de componentes que atuam de forma integrada e articulada cujo o propósito é obter e selecionar dados e transformá-los em informação entendida como necessária para o processo de decisão, próprio das organizações e indivíduos que planejam, financiam, administram, provêm, medem e avaliam os serviços de saúde. FURTADO, M. D. D; OLIVEIRA, R. G. Saúde Coletiva. Maringá: UniCesumar, 2019. [Unidade 1 e 2, p. 67-78] Com base nestas informações descritas acima, responda as questões A e B: A) APRESENTE as características dos Sistemas de Informação em Saúde (SIS). B) INDIQUE qual o Sistema Nacional de Informação em Saúde que é utilizado para a notificação compulsória referente à doenças, agravos e eventos de importância para a saúde pública e CITE 5 doenças que são classificadas como notificação imediata (≤ 24 horas) e 5 doenças de notificação semanal.
Respostas
a) O Sistema de Informação em Saúde (SIS) tem como premissa transformar um conjunto de dados em informações de saúde que serão tratadas, classificadas, analisadas, compondo um relatório de um determinado território.
b) O sistema de notificação compulsória é o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).
Doenças de notificação imediata: meningite, febre amarela, cólera, botulismo, tuberculose
Doença de notificação semanal: chagas, esporotricose, dengue, Esquistossomose, Leishmaniose.
Notificação compulsória
Trata-se de notificações estabelecidas de acordo com a Portaria 204, do Ministério da Saúde, que estabelece certas doenças como sendo obrigatórias que o médico informe para as autoridades de saúde sempre que houve os denominados agravos ou eventos.
Para maiores sobre saúde, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/47078638
Bons estudos!
#SPJ1