As concepções de criança e infância pautadas na psicologia do desenvolvimento conformam as crianças num modelo universal, abstrato, a-histórico e predeterminado, que as remete à condição de subalternidade. Quais críticas as pesquisas apontam sobre o impacto dessa visão nas práticas de algumas instituições escolares?
(1) -A percepção de que as crianças devem ser preparadas para vida adulta, praticando, reproduzindo e brincando com essa preparação.
(2)- A impossibilidade de pensar um trabalho mais adequado aos interesses das crianças, pois os documentos oficiais têm apresentado uma série de habilidades e competências que precisam ser cumpridas pelos docentes.
(3)- O fato de muitas práticas revelarem a vontade de apagar esse "ser criança" ativo e crítico, exigindo que as crianças renunciem a seus desejos em detrimento das vontades dos adultos.
(4)- A existência de práticas que estão de acordo com as melhores concepções de criança e infância atuais.
(5)- A consideração das crianças como seres que são diferentes e que, portanto, precisam de estímulos que valorizem a alteridade infantil.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
O fato de muitas práticas revelarem a vontade de apagar esse "ser criança" ativo e crítico, exigindo que as crianças renunciem a seus desejos em detrimento das vontades dos adultos.
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás