• Matéria: Filosofia
  • Autor: goodmorningmylove
  • Perguntado 3 anos atrás

O Antigo Testamento emprega a palavra rüah para “espírito”, sendo traduzida por “vento”, “espírito”, “alento”, “hálito”, “sopro” etc. A ideia básica é de “ar em movimento” (Gn 2:7; Ex 10:13; Ex 10:19; Ex 14:21; Dt 32:11; Jó 1:19; Is 7:2) (PAYNE. In: HARRIS, 1981, v. 2, p. 836a.). Entretanto, “não é tanto o movimento por si que desperta a atenção, mas sim a energia que semelhante movimento manifesta”. (KAMLAH. et al. In: BROWN, 1981-1983, v. 2, p. 124. “O pensamento implícito em rûah é que a ‘respiração’, com o movimento do ar que ela acarreta, é a expressão externa da força vital inerente em todo o comportamento humano” (Idem, Ibidem, p. 124). Por outro lado, recorrendo à figura do vento, podemos dizer que: COSTA, Hermisten Maia Pereira da. Teologia Sistemática II. Reimpressão Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018. Analise as asserções a seguir e a relação entre elas: I – No Antigo Testamento temos maior evidência na ação do Espírito, Sua natureza, contudo, não é detalhada. PORQUE II – O Espírito passa ser divino a partir de sua evidência no batismo de Jesus em forma de pomba e definitivamente em sua manifestação na festa de Pentecostes através dos discípulos. Assinale a alternativa correta:

Respostas

respondido por: ccabraldacunha
3

Resposta:

As asserções I e II são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.

Explicação:

Paginas 131,132.


sidneism1: Pelo que entendi, a Alternativa I é verdadeira e a II é falsa. Pois no A.T. já era evidenciado sua divindade. Pág 131 (O Antigo Testamento dá mais ênfase à atividade do Espírito do que a Sua
natureza; no entanto, nem por isso deixa de evidenciar a Sua personalidade e divindade)
respondido por: sidneism1
5

Resposta:

Pelo que entendi, a Alternativa I é verdadeira e a II é falsa.

Explicação:

Pois no A.T. já era evidenciado sua divindade.

Pág 131 (O Antigo Testamento dá mais ênfase à atividade do Espírito do que a Sua natureza; no entanto, nem por isso deixa de evidenciar a Sua personalidade e divindade)

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