Considere o excerto de texto a seguir de Freire (2000, p.121): Somos ou nos tornamos educáveis porque, ao lado da constatação de experiências negadoras da liberdade, verificamos também ser possível a luta pela liberdade e pela autonomia contra a opressão e o arbítrio. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000. A partir de sua leitura, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: A educação, na perspectiva de Freire, é considerada como um direito do ser humano de existir no mundo com dignidade e de exercer a sua cidadania. PORQUE Temos o amparo legal da Constituição onde todo sujeito deve ter acesso à escola pública, a ler e a escrever; a questionar e analisar; a ter acesso a recursos e se desenvolver e praticar habilidades e competências individuais e coletivas. Acerca dessas asserções, assinale a opção correta: Alternativas Alternativa 1: As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. Alternativa 2: As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira. Alternativa 3: A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa. Alternativa 4: A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira. Alternativa 5: Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira
Respostas
Resposta:
acho que as 2 estão corretas mas a segunda não é a justificativa da primeira
Explicação:
O educador Paulo Freire comprendia que a educação é um direito inerente ao ser humano. A Constituição Federal de 1988 celebra essa perspectiva inserindo no texto constitucional a educação como direito subjetivo. Portanto, a alternativa 1 está correta.
Educação como direito humano
Paulo Freire afirmava que todos têm direito à existência livre. A liberdade direciona a cada ser humano a viver o momento com reflexão sobre suas atividades.
A escola é um espaço rico de experiências. Essa diversidade contribui para a aprendizagem, pois reconhece a singularidade de cada sujeito e este inserido no grupo.
Por fim, a escola contribui para escancarar o autoritarismo e repressão sociais e propõe uma sociedade livre e democrática.
Sobre Paulo Freire: https://brainly.com.br/tarefa/3496408
#SPJ2