Respostas
Resposta:
Confia
Explicação:
CARIMBÓ
CARIMBÓO carimbó é uma dança da região norte, típica do Pará, de origem africana e com influência das culturas indígena e portuguesa. Os traços dessas três culturas se fazem presentes nas movimentações coreográficas, respectivamente, por meio de passos miúdos e arrastados (marcando o ritmo), inclinação de tronco para a frente (no caso dos homens) e giros.
CARIMBÓO carimbó é uma dança da região norte, típica do Pará, de origem africana e com influência das culturas indígena e portuguesa. Os traços dessas três culturas se fazem presentes nas movimentações coreográficas, respectivamente, por meio de passos miúdos e arrastados (marcando o ritmo), inclinação de tronco para a frente (no caso dos homens) e giros.A dança de carimbó é caracterizada também por requebros, trejeitos e movimentações de saia. Ela se tornou uma tradição pelo costume de agricultores e pescadores de comemorarem o fim de seus trabalhos diários. Quanto a seu nome, decorre do “Curimbó”, um tambor que compõe os instrumentos utilizados.
FREVO
FREVOO frevo é uma dança nordestina e também um ritmo musical. É dançado no carnaval pernambucano, com expressão significativa em Recife, onde se originou. Sua origem remonta ao contexto pós-abolicionista do século XIX, decorrendo da rivalidade entre militares e escravos declarados livres. Em 2012 foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
FREVOO frevo é uma dança nordestina e também um ritmo musical. É dançado no carnaval pernambucano, com expressão significativa em Recife, onde se originou. Sua origem remonta ao contexto pós-abolicionista do século XIX, decorrendo da rivalidade entre militares e escravos declarados livres. Em 2012 foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.O termo frevo é uma corruptela da palavra ferver, fazendo alusão tanto ao contexto frenético em que se originara quanto ao ritmo acelerado da dança. Desse modo, o frevo possui elementos coreográficos complexos, variados e acrobáticos, orientados pelas estruturas das composições musicais. Ainda, a sombrinha de frevo é um adorno confeccionado a partir da escolarização e espetacularização da dança, remetendo aos guarda-chuvas utilizados por passistas em suas manifestações iniciais.
CATIRA
CATIRAConsidera-se que a catira é uma dança originada de momentos de lazer de tropeiros durante o transporte de gados, embora alguns historiadores atentem para uma precedência indígena. No entanto, a despeito de sua origem, a catira, também chamada de Cateretê, possui traços indígenas, europeus e africanos na composição de seus passos.
CATIRAConsidera-se que a catira é uma dança originada de momentos de lazer de tropeiros durante o transporte de gados, embora alguns historiadores atentem para uma precedência indígena. No entanto, a despeito de sua origem, a catira, também chamada de Cateretê, possui traços indígenas, europeus e africanos na composição de seus passos.O ritmo musical da catira é ditado pela viola, sendo comum nessa manifestação a presença de dois violeiros. A catira compõe a cultura sertaneja, sendo dançada pelos catireiros em duas fileiras, frente a frente, com batidas de mãos e pés alternadas e combinadas. Também são realizadas trocas, pulos e figuras coreográficas simples.
QUADRILHA
QUADRILHAA quadrilha, também chamada de quadrilha junina, é uma dança folclórica bastante popular no Brasil, principalmente por sua relação com a cultura sertaneja, uma vez que é considerada uma dança caipira. Sua origem remonta à Inglaterra do século XIII, sendo incorporada e adaptada à cultura francesa e, posteriormente, aprimorada em danças de salão, no mesmo século.
QUADRILHAA quadrilha, também chamada de quadrilha junina, é uma dança folclórica bastante popular no Brasil, principalmente por sua relação com a cultura sertaneja, uma vez que é considerada uma dança caipira. Sua origem remonta à Inglaterra do século XIII, sendo incorporada e adaptada à cultura francesa e, posteriormente, aprimorada em danças de salão, no mesmo século.Por meio da disseminação das danças de salão na Europa a quadrilha chega a Portugal, de onde migrara para o Brasil, com a chagada da Corte no Rio de Janeiro. Da aristocracia ao bojo popular, a quadrilha se popularizou nos meios rurais como festejo de agradecimento pela colheita e de homenagem a santos populares. Com isso, adquire suas características mais tradicionais: personagens, passos, música e vestimentas.