Respostas
Explicação:
O agronegócio está em pleno movimento. Afinal, esse é o setor da economia que alimenta o mundo. Por isso, é essencial que o produtor rural esteja por dentro de o que acontece na agricultura mundial.
Esse conhecimento de mercado é fundamental para se manter competitivo no mercado e guiar seus investimentos. Por isso, leia nosso artigo e fique atualizado com as principais estatísticas da agricultura mundial!
Acompanhe as culturas mais produzidas no mercado mundial
Os quatro principais cereais produzidos no mundo representam cerca de 91% de toda a safra. O ranking da safra 2017/18 ficou da seguinte forma:
milho: 36,3%;
trigo: 26,3%;
arroz: 16,9%;
soja: 12,2%.
No entanto, quando ampliamos a produção para alimentos de uma forma geral, incluindo também produtos da pecuária, a tabela do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), divulgada pela Foodnews, põe a cana-de-açúcar em primeiro lugar em termos de peso total:
cana-de-açúcar: 24%;
milho: 12,87%;
arroz: 9,33%;
trigo: 8,99%;
leite de vaca: 8,04%;
batata: 4,73%.
Conheça os principais países líderes em produção agrícola
Os países líderes na produção agrícola mundial podem ser definidos com base no volume de alimentos ou no valor comercial deles — esses dois aspectos precisam ser avaliados.
Estados Unidos
Os americanos são os maiores exportadores agrícolas do mundo. Somente em 2018, a produção exportada somou U$ 139,5 bilhões. As culturas mais comuns por lá são o milho e a soja, e são os itens que mais saem para o exterior. Os cinco principais produtos dos EUA são:
soja;
milho;
frutos secos;
carne bovina;
algodão.
Os principais mercados exportadores são:
Canadá;
México;
União Europeia;
Japão;
China
Coreia do Sul.
Brasil
O Brasil é o terceiro maior exportador de alimentos do mundo. Tem safras recordes e está na mira para ser o maior produtor nos próximos anos. Segundo previsões do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a produção deve passar de 232,6 milhões de toneladas da safra 2017/18 para 302 milhões até 2027/28, representando um aumento de 69 milhões de toneladas (crescimento de 2,5% ao ano).
espero ter ajudado