• Matéria: História
  • Autor: JRCCOUTO
  • Perguntado 3 anos atrás

Uma aluna de uma escola pública de São Paulo afirmou que foi vítima de um comentário racista de uma professora. A Diretoria de Ensino abriu uma investigação para apurar o caso. De acordo com o relato da estudante, a professora afirmou que seu cabelo solto estaria muito melhor natural, e que ela nunca mais deveria fazer tranças porque elas "pareciam sujas". A aluna disse ainda que quando entendeu que passava por episódio de preconceito, chorou e procurou a diretoria. Mais tarde, a professora pediu desculpas, e disse que ela "havia interpretado a fala de forma equivocada". Mas, segundo a estudante, falou de forma rude. alunos fizeram um protesto na escola com cartazes. Entre as frases fixadas nas paredes estava "jogue seu preconceito aqui", colocada acima de uma lixeira. Eles pediram também que a escola abra um comitê interno para discutir questões de discriminação.

Tendo como referência as inúmeras denúncias de racismo em nossa sociedade, percebemos a importância de desenvolver trabalhos, reflexões e projetos que contemplem a lei nº 10.639.2003. Nessa premissa, analise as afirmações e identifique a alternativa correta.

Alternativas
Alternativa 1
A Lei nº 10.639.2003 é contemplada em todas as etapas da Educação Básica por professores de História, Arte e Língua Portuguesa.

Alternativa 2
As Instituições escolares tem autonomia para escolher entre trabalhar com a Lei nº 10.639.2003, ou desenvolver projetos e ações que valorizem a cultura indígena.

Alternativa 3
Os núcleos de educação dos municípios brasileiros prezam pela obrigatoriedade da lei e fornecem cursos de capacitação para que os professores possam se preparar para enfrentar os incidentes envolvendo racismo e preconceito.

Alternativa 4
O dia da Consciência Negra é uma forma de comemorar a libertação dos escravos e reviver a importância do legado cultural deixado pelos africanos escravizados no Brasil.

Alternativa 5
A Lei nº 10.639.2003 determina a obrigatoriedade dos estudos de História da África e da cultura afro-brasileira com o intuito de preservar e valorizar a cultura africana, no que tange o combate ao preconceito e o racismo.

Respostas

respondido por: emielson
5

Resposta:

ALTERNATIVA (5)

Explicação:

A Lei nº 10.639/2003 determina a obrigatoriedade dos estudos de História da África e da cultura afro-brasileira com o intuito de preservar e valorizar a cultura africana, no que tange o combate ao preconceito e o racismo.

LEI No 10.639, DE 9 DE JANEIRO DE 2003.

Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências.


joyliweira: Alternativa 5
respondido por: joyliweira
0

Resposta:

Alternativa 5.

Explicação:

O ensino da história e cultura afro-brasileira e africana no Brasil sempre foi lembrado nas aulas de História com o tema da escravidão negra africana. No presente texto pretendemos esboçar uma reflexão acerca da Lei 10.639/03, alterada pela Lei 11.645/08, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio.

Perguntas similares