O processo de construção do conhecimento é dinâmico e não linear, assim avaliar a aprendizagem implica avaliar também o ensino oferecido pelo professor durante suas aulas. É imprescindível que o docente de História da Educação Básica faça um planejamento onde a avaliação esteja relacionada aos objetivos propostos desenvolvendo práticas metodológicas que favoreçam a compreensão dos temas elencados nos materiais didáticos. Sabemos que a Catarse é a etapa onde existe uma expressão prática da síntese, ou seja, onde a avaliação aparece de maneira evidente para os alunos. Pensando nos cuidados que o professor deve ter no processo avaliativo de seus alunos, analise as alternativas a seguir:
I – O docente de História deve evitar o uso de documentos escritos nas avaliações, pois a linguagem utilizada dificulta a leitura e interpretação por parte dos alunos.
II – As avaliações escritas precisam ser elaboradas com diferentes tipos de questões e complexidade de acordo com o ano/série dos alunos e do tempo que terão para respondê-la.
III – O professor de História não pode ficar restrito a um tipo de avaliação, mas sim utilizar diferentes formas de avaliar seus alunos: na oralidade, na escrita, nas práticas em sala de aula, entre outros.
IV – A avaliação é muitas vezes vista como um mecanismo meramente classificatório dentro da organização escolar. Todavia, precisa ser compreendida como um termômetro da aprendizagem tanto para os alunos, quanto para os professores que tem a oportunidade de repensar suas práticas pedagógicas.
Está correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Alternativa 1
I e II.
Alternativa 2
II e III.
Alternativa 3
I, II e III.
Alternativa 4
II, III e IV.
Alternativa
I, III e IV.
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
Alternativa 4
II, III e IV.
Explicação:
Visto que a primeira não é verdadeira.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás